Morumbi deve ganhar novos refletores e SP pensa em instalar telões

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Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Luis Moura/WPP/Estadão Conteúdo

    Estádio tricolor completará 58 anos de história nesta temporadaEstádio tricolor completará 58 anos de história nesta temporada

Ao divulgar relatório sobre um ano da atual gestão de Carlos Augusto de Barros e Silva, o São Paulo apresentou planos de modernização para o Morumbi. O estádio completa 58 anos nesta temporada e já tem recebido alguns ajustes, como mostrou reportagem do UOL Esporte em março. O próximo passo está na troca dos refletores e pode passar até pela instalação de dois telões. Essas melhorias foram listadas nos trechos do relatório destinados aos executivos de estádio, Rafael Palma, e infraestrutura, Eduardo Rebouças.

A promessa é trocar, até o fim do ano todos os refletores por novos modelos, de LED, que geram custo menor e duram mais. Já a instalação dos telões ainda está em fase de estudos. O mesmo acontece com o plano de esticar o anel inferior do estádio para mais perto do gramado, algo que vem sendo analisado desde meados de 2016, mas que ainda não saiu do papel.

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Até o momento, o clube já realizou melhorias no gramado e na drenagem do Morumbi, reformou 68 camarotes e pintou as cadeiras que estavam desgastadas nas arquibancadas – fará o mesmo no anel intermediário. Os amortecedores passaram por manutenção pelo valor de R$ 120 mil. Segundo o relatório do Tricolor, o orçamento previa investimento de R$ 2 milhões para trocar o equipamento.

Há ainda projetos para reforma dos vestiários, que também pode ser executada nesta temporada, e para construção de um edifício garagem. Recentemente, o clube decidiu abrir vagas da atual estrutura de estacionamento, normalmente dedicada a sócios, conselheiros e dirigentes, para comercialização pública. Em dias sem jogos, o pátio do portão 1 também atua como estacionamento. O local foi reformado após 30 anos e atende os clientes do Concept Hall.

Também foi iniciada a revitalização do Memorial das Conquistas. Além disso, o serviço interno de venda de alimentos e bebidas foi trocado. Foram 13 anos de parceria com o Habib’s, até a entrada da Team Eventos. O novo contrato teve o investimento inicial de R$ 500 mil da empresa e é 20% mais rentável do que o anterior, que ainda envolvia entrega de publicidade. A troca teve participação do diretor-executivo de administração, Rodrigo Gaspar.

Em 2017, segundo o relatório, o Morumbi apresentou superávit de R$ 8 milhões, sem incluir a venda de ingressos. O processo de modernização das estruturas físicas do clube passa também pelo CT da Barra Funda, que deve ganhar novos vestiários e uma área maior para o Reffis.

Veja outras promessas do São Paulo para o Morumbi:

–  Análise do projeto de implantação de uma usina de energia limpa dentro do estádio com a construção de uma pequena cobertura de painéis solares fotovoltaicos na área da arquibancada do Morumbi. A energia acumulada produzirá uma economia financeira mensal equivalente às contas dos CT´s da Barra Funda e Cotia juntos, cerca de R$ 50 mil mensais;

– Desvinculação do contrato com a Eletropaulo para compra de energia privada. A média do consumo energético mensal do estádio é de R$ 350 mil a R$ 400 mil, e, com a transição, o clube fará uma economia de R$ 60 mil por mês – cerca de 20% do total, e uma redução de 30 a 40% no custo energético durante cinco anos, período do novo acordo;

– Instalação de mais de 200 mini antenas ao longo do estádio, melhorando a qualidade de sinal de todas as operadoras de celular. O acordo dobrará o faturamento do clube em telefonia, durante o período em que estiverem vigentes os contratos com as operadoras e a empresa que fará a modernização dos sinais;

– Revisão do contrato com a Passaporte FC (agência de turismo e que coordena visitações ao Morumbi e ao CT) com aumento em cinco vezes da participação do clube nos lucros;

– Negociação com entidades municipais para fortalecimento do bolsão na frente do estádio como uma grande praça de alimentação e ponto de encontro de torcedores;

– Desenvolvimento do novo projeto de identidade visual do estádio, atendendo as legislações pelo fato do Morumbi ser considerado uma área de visitação;

– Estudo de implantação de softwares e aplicativos mobiles para centralização de informações do estádio, integrando visitantes e operações do Morumbi;

– Modernização do setor elétrico, com troca de painéis e transformadores para modelos mais econômicos;

– Revisão e atualização de todos os laudos de segurança do estádio para garantir que o Morumbi esteja totalmente enquadrado nas normas exigidas;

2 COMENTÁRIOS

  1. tinha que fazer é descer o segundo anel até o gramado eliminando os camarotes de baixo, mas duvido que deixem de ganhar a merreca que ganham nos camarotes, então faz uma geralzona térrea até o gramado tirando a pista, indo até onde tinha o “jardim humanizado”do Juvenal, tirando até o símbolo do time, bem perto mesmo…subiria pra 100 mil pessoas e não custaria muito, e teríamos a pressao que todos querem em cima do juizao que sempre rouba a gente em casa.