São Paulo: Engenheiro apaixonado por ioga é braço direito de Aguirre

531

UOL

José Eduardo Martins

  • Rubens Chiri / saopaulofc.net

    O auxiliar de Diego Aguirre no São Paulo, Juan VerzeriO auxiliar de Diego Aguirre no São Paulo, Juan Verzeri

Há menos de um mês no comando do São Paulo, Diego Aguirre tenta criar uma identidade para o time. O caminho para resgatar a confiança do torcedor na equipe tricolor, no entanto, não é tão simples. Logo de cara, o treinador enfrenta uma série de decisões no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Mas assim como aconteceu em suas passagens pelo Atlético-MG e San Lorenzo-ARG, ele conta com o apoio do auxiliar Juan Verzeri para montar as estratégias do time e para gerenciar o emocional dos jogadores.

Não tão conhecido do torcedor brasileiro, Verzeri ganhou fama no Uruguai ao dirigir a seleção sub-20 do país entre 2010 e 2013 por indicação de Óscar Tabárez. No período, os uruguaios conquistaram o vice-campeonato mundial, na Turquia, em 2013, quando a França ganhou o título. Na sequência, ele quis dar outros voos e trabalhou no Al Ittihad, da Arábia Saudita, e no Liverpool, do Uruguai, antes de iniciar a parceria com Aguirre.

Publicidade
Rubens Chiri / saopaulofc.net

Diego Aguirre e o auxiliar Juan Verzeri

Porém, não é só pelo conhecimento no futebol que o currículo de Verzeri chama a atenção. Na realidade, um problema na coluna fez com que a carreira de jogador fosse abreviada e ele passasse a se dedicar aos estudos, sem se esquecer da paixão pelo futebol. O uruguaio é formado em engenharia de sistemas, no seu país, e também virou mestre em matemática na universidade de Pádua, na Itália. Desta maneira, até hoje ele consegue conciliar as paixões pelos números e pelo esporte.

Por isso, em seu currículo ainda há diplomas de treinador internacional da Federação Holandesa de Futebol; de curso de análise de dados para futebol, na Inglaterra; de marketing esportivo, no Uruguai; e de administração de empresas e projeto de alta gerência, no Chile. Além do espanhol, Verzeri ainda é fluente em inglês, italiano e está no nível intermediário do português.

E para deixar os jogadores do São Paulo ainda mais bem preparados fisicamente e mentalmente, o auxiliar pode ajudar com o conhecimento adquirido por anos dedicados à paixão pela ioga. Com muito estudo na bagagem, ele é considerado professor nas práticas meditativas e nos exercícios de ioga, que podem contribuir com os tricolores na hora de encontrar a paz interior e o caminho para as vitórias.

1 COMENTÁRIO