São Paulo põe ataque frágil à prova para avançar na Copa do Brasil

867

UOL

Bruno Grossi e José Eduardo Martins

  • Daniel Vorley/AGIF

    Nenê é artilheiro do Tricolor no Morumbi nesta temporada: só dois golsNenê é artilheiro do Tricolor no Morumbi nesta temporada: só dois gols

A quinta-feira é de decisão para o São Paulo. O duelo com o Atlético-PR, às 19h15, vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil e é visto como obrigação pelos jogadores do clube. Mas para se classificar, principalmente sem o drama de uma disputa de pênaltis, o Tricolor precisa mostrar uma força ofensiva que não apresentou até aqui na temporada. São apenas 25 gols em 23 partidas em 2018.

Como o primeiro jogo, em Curitiba, terminou 2 a 1 para o Furacão e a regra do gol fora de casa foi retirada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), qualquer triunfo são-paulino por um gol de diferença leva o confronto para os pênaltis. Para avançar direto, a equipe paulista precisa de vantagem de dois tentos no tempo normal.

Publicidade

Até aqui na temporada, o São Paulo jogou dez vezes no Morumbi. Foram sete vitórias, dois empates e uma derrota, com 13 gols marcados e dois sofridos. Nas sete vezes em que saiu de casa vencedor, o Tricolor só conseguiu dois gols de diferença sobre os rivais em quatro oportunidades: Botafogo, Red Bull Brasil e São Caetano, pelo Campeonato Paulista, e CRB, pela Copa do Brasil.

Os embates contra Azulão e CRB, por coincidência, foram em jogos eliminatórios. No do Paulistão, inclusive, também havia a necessidade de vencer por dois gols e os comandados de Diego Aguirre impuseram forte ritmo, apesar dos problemas para criar chances, para fazer 2 a 0 e eliminar o São Caetano nas quartas de final.

Aguirre tem sido elogiado pela evolução defensiva do time desde sua chegada. Há mais organização e firmeza para marcar, mas o próprio técnico reconhece que o rendimento no ataque ainda está abaixo do ideal. “Temos de melhorar. Não é porque ganhamos (de 1 a 0 do Paraná, na estreia pelo Campeonato Brasileiro) que está tudo bem. Precisamos aparecer mais para criar”, apontou o treinador uruguaio.

A escassez de gols em 2018 afeta até a lista de artilheiros do time. Nenhum jogador conseguiu desgarrar no ranking, que tem Cueva, Marcos Guilherme, Diego Souza e Nenê empatados com três gols cada no ano. Em jogos no Morumbi, Nenê e Diego são os líderes, com dois gols. O primeiro deve ser titular e é destaque do Tricolor. O segundo tem ficado fora até do banco de reservas nas últimas partidas.

FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X ATLÉTICO-PR

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 19 de abril de 2018, às 19h15
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa e Thiago Neto Farinha (ambos do RJ)

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Régis; Jucilei, Petros e Liziero; Valdivia, Nenê e Tréllez. Técnico: Diego Aguirre.

ATLÉTICO-PR: Santos, Paulo André, Pavez e Thiago Heleno; Jonathan (Matheus Rossetto), Camacho (Bruno Guimarães), Lucho González e Thiago Carleto (Renan Lodi); Guilherme, Nikão e Pablo. Técnico: Fernando Diniz.