Confira quem pode enfrentar o São Paulo na 2ª fase da Sul-Americana

1602

GazetaEsportiva.net

José Victor Ligero e Tiago Salazar

São Paulo integrará o pote 2 no sorteio e poderá enfrentar um time vindo da Libertadores na segunda fase da Sul-Americana (Foto: Djalma Vassão/ Gazeta Press)

O São Paulo venceu o Rosario Central-ARG por 1 a 0, na noite da última quarta-feira, no Morumbi, e se tornou uma das 19 equipes que já avançaram na Copa Sul-Americana de 2018. Como o chaveamento da segunda fase será divulgado em sorteio a ser realizado apenas em 4 de julho, a Gazeta Esportiva mostra alguns dos possíveis adversários do Tricolor na etapa subsequente da competição.

A segunda fase será disputada por 32 clubes, dos quais 22 serão procedentes da etapa anterior. Os outros dez times virão da Copa Libertadores, sendo oito como terceiros colocados da fase de grupos – que só se encerrará em 24 de maio -, além dos dois eliminados de melhor campanha na terceira etapa eliminatória da competição (Banfield-ARG e Jorge Wilstermann-BOL).

Publicidade

Da primeira fase da Sul-Americana, além do São Paulo, já estão classificados Botafogo, Colón-ARG, El Nacional-EQU, Sport Huancayo-PER, Defensa y Justicia-ARG, Rampla Juniors-URU, Deportivo Cuenca-EQU, General Díaz-PAR, Nacional-PAR, Cerro-URU, LDU-EQU, Deportivo Cali-COL, Lanús-ARG, Deportes Temuco-CHI, Caracas-VEN e San Lorenzo-ARG.

Nesta quinta-feira, quatro equipes se juntarão às 19 já credenciadas. Elas serão provenientes dos seguintes confrontos: Boston River-URU x Jaguares de Córdoba-COL (1×2), Newell’s Old Boys x Atlético-PR (0x3), Independiente Medellín-COL x Sol de América-PAR (0x2) e Nacional Potosí-BOL x Fluminense (0x3).

O último classificado da primeira fase sairá do embate entre Bahia e Blooming-BOL, no próximo dia 23, em Salvador. No primeiro duelo, os bolivianos venceram por 1 a 0.

O sorteio transcorrerá da seguinte maneira: no pote 1 estarão as dez equipes provenientes da Libertadores, além dos seis times de melhor campanha na primeira fase da Copa Sul-Americana. Já o pote 2 será preenchido pelas bolinhas guardando os nomes dos outros 16 clubes classificados da fase inicial da segunda competição mais importante da América do Sul.

Os confrontos, portanto, serão determinados pela oposição entre as equipes do pote 1 e do pote 2. Os membros do primeiro grupo, inclusive, terão a vantagem de atuarem como mandantes no jogo de volta da segunda fase, que será disputada entre os dias 15 de julho e 18 de agosto, depois da Copa do Mundo, portanto.

Com quatro pontos e um gol de saldo, o Tricolor, no momento, é o oitavo colocado entre os 17 classificados oriundos da primeira fase e, portanto, fará parte do pote 2 do sorteio. Dessa forma, enfrentará uma das dez equipes procedentes da Libertadores ou um dos seis times de melhor campanha da fase inicial da Sul-Americana.

É possível, por exemplo, que o São Paulo encare o Boca Juniors, ameaçado de não se classificar entre os dois melhores do Grupo 8 da Libertadores, ou faça um clássico brasileiro com o Vasco, que ainda pode disputar a Sul-Americana se deixar a lanterna de sua chave no principal torneio do continente.