Rival argentino do SP afunda após áudio vazado de WhatsApp e adeus de ídolo

1604

UOL

  • AGUSTIN MARCARIAN/

    Rosario Central chega a duelo com o São Paulo vivendo temporada para se esquecerRosario Central chega a duelo com o São Paulo vivendo temporada para se esquecer

Um áudio vazado de WhatsApp, uma sequência de derrotas e o adeus de um ídolo pesam nas costas do Rosario Central nesta quarta-feira (9), dia em que os argentinos jogam a vida na Copa Sul-Americana contra o São Paulo, às 21h45, no Morumbi. A equipe vive inferno astral, demitiu o treinador e viaja ao Brasil com técnico interino.

O pivô de toda essa história é Leo Fernández, treinador conhecidamente controverso que vinha se equilibrando no cargo há semanas, durante a má fase. A terceira derrota seguida foi a gota d’água, mas o que marcou a saída do técnico foi um áudio de WhatsApp. A mensagem foi originalmente enviada aos companheiros de comissão técnica, mas vazou e causou estrago na relação com o clube.

“Acabo de sair de uma reunião com os dirigentes. Estavam preocupados, foi forte. A única coisa que pedi foi para que não encham o saco, que nos deixem trabalhar tranquilos, para terminar [a temporada] e aí conversar de novo”, disse Leo Fernández no áudio. “Que não encham o saco. Filhos da p…! Os outros [treinadores] perdiam 14 jogos seguidos e não diziam nada; nós perdemos dois e querem nos tirar”, reclamou na ocasião.

Publicidade

A fala veio a público há 15 dias, mas a direção optou por manter Fernández por mais um jogo, sem sucesso: nova derrota, esta para o Defensa y Justicia, selou a demissão do treinador. No último sábado (5), já com o interino José Chamot, o Rosario Central foi goleado por 4 a 0 pelo então lanterna Arsenal de Sarandí. Foi o tiro de misericórdia em qualquer esperança que a equipe nutria no Campeonato Argentino, no qual não tem mais qualquer ambição. Desta forma, o confronto contra o São Paulo pela Sul-Americana é o último compromisso de importância real neste semestre.

MARCELO MANERA/AFP

Ex-treinador do Rosario deixou o cargo após ser gravado xingando diretores do clube

O elenco tem duas figuras bem conhecidas no Brasil: Fernando Tobio, ex-zagueiro do Palmeiras, e o atacante Germán Herrera, ex-Corinthians, Grêmio e Botafogo. Mas o principal nome da equipe é Marco Ruben, centroavante de 31 anos que começou a carreira em Rosário e rodou pela Europa antes de voltar em 2014. Ele cultiva idolatria da torcida rosarina e tem história longa no clube, mas na última semana falou abertamente sobre ir embora.

“Não me sinto bem, não me sinto cômodo. Por mais que tente, não tenho a confiança que já tive”, começou Ruben, referindo-se à queda de desempenho pessoal. “Quero ser direto como sempre fui: todas as etapas terminam e temos que assumir. Com isso não quero dizer que vou sair do clube, mas provavelmente pode ser que esteja chegando ao final do meu ciclo no Central”, declarou em entrevista coletiva.

Com tudo isso nos ombros, o time argentino pega o São Paulo nesta quarta-feira (9), às 21h45 (horário de Brasília), no jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. A ida foi 0 a 0, com o time do Morumbi tendo se segurado por boa parte do duelo com um jogador a menos (Rodrigo Caio foi expulso).