São Paulo comemora aniversário do seu primeiro título na Libertadores

256

UOL

  • Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

    Equipe do São Paulo campeã da Copa Libertadores de 1992Equipe do São Paulo campeã da Copa Libertadores de 1992

O dia 17 de junho é especial para os são-paulinos. Nesta data, o clube comemora o aniversário de seu primeiro título na Copa Libertadores, em 1992. O triunfo veio nos pênaltis (4 a 3), em partida contra o Newell’s Old Boys, da Argentina. Com tradição na competição, o Tricolor foi campeão também em 1993 e 2005. Com gol de Raí, aos 21 minutos do primeiro tempo,  o time de Telê Santana venceu por 1 a 0 e levou a decisão para as penalidades máximas.

A festa começou após a cobrança de Gamboa, defendida por Zetti, que decretou a inédita conquista. Os torcedores presentes ao Morumbi invadiram o gramado para comemorar ao lado dos ídolos e festejar a noite inesquecível. A taça foi erguida pelo hoje diretor executivo de futebol do clube, Raí. No fim daquele ano, no Japão, a equipe ainda conquistaria o seu primeiro mundial, ao derrotar o Barcelona.

Na Libertadores, na primeira partida da decisão, na Argentina, o São Paulo havia perdido por 1 a 0. No jogo de volta, no segundo tempo, Macedo sofreu pênalti e Raí converteu.

Publicidade

Na decisão por pênaltis, Berizzo perdeu. Raí marcou novamente. Zamora venceu Zetti, mas Ivan também guardou. Llop empatou, e o placar permaneceu assim, pois Ronaldão errou. Então, Mendoza retribuiu o favor e bateu por cima. Cafu colocou o São Paulo na frente, 3 a 2. A última cobrança da série normal seria de Gamboa, mas Zetti fez a defesa.