À espera de propostas, Rodrigo Caio perde status de titular no São Paulo

1606

UOL

José Eduardo Martins
  • José Eduardo Martins/UOL

    Rodrigo Caio durante treino do São Paulo, na última semana, no CT da Barra FundaRodrigo Caio durante treino do São Paulo, na última semana, no CT da Barra Funda

Após passar por cirurgia no pé esquerdo em maio, Rodrigo Caio se prepara para voltar a jogar após a Copa do Mundo. Esforçado, ele treina em dois períodos diários no CT da Barra Funda. O futuro do zagueiro, no entanto, é incerto. A tendência é ele deixar o São Paulo nesta janela de transferências. Até o momento, segundo apurou o UOL Esporte, o defensor recebeu apenas sondagens, sem propostas oficiais.

Por outro lado, sua situação no São Paulo mudou. Antes considerado titular absoluto na dupla de zaga, ele viu Anderson Martins, Arboleda e Bruno Alves mostrarem serviço e ganharem a confiança do técnico Diego Aguirre. Por isso, quando receber a liberação do departamento médico para voltar a jogar, o defensor deve ficar na reserva.

O retorno ao time titular poderia acontecer com uma mudança no esquema tático – caso Aguirre escale o time com três zagueiros e Rodrigo Caio mais centralizado. Outra opção seria ele atuar no meio de campo, como primeiro volante. Porém, o time está equilibrado no sistema utilizado nas últimas partidas, com apenas dois zagueiros e Jucilei e Hudson na proteção da defesa.

Publicidade

Apesar de o São Paulo já ter ultrapassado a meta de R$ 90 milhões prevista para este ano com a venda de jogadores (como publicou o UOL Esporte, o clube já alcançou R$ 108,5 milhões com transferências), a saída de Rodrigo Caio ainda está nos planos. Em outras oportunidades, o jogador também demonstrou interesse de atuar no exterior após a Copa do Mundo da Rússia.

Nas últimas janelas de transferência, Rodrigo Caio ficou muito perto de acertar a sua saída do São Paulo. Em 2015, chegou até a viajar para a Espanha para para fechar com o Valencia ou com o Atlético de Madrid. Em 2017, foi alvo de proposta do Zenit, da Rússia, e já no início desse ano foi procurado pelo Real Sociedad, também da Espanha.