Com poucas mudanças na equipe, SP faz balanço positivo de pausa para a Copa

860

UOL

José Eduardo Martins
  • Érico Leonan / saopaulofc.net

    Da esquerda para a direita: Nenê, Reinaldo, Diego Souza, Everton e Bruno Peres em CotiaDa esquerda para a direita: Nenê, Reinaldo, Diego Souza, Everton e Bruno Peres em Cotia

O São Paulo encarou de maneira positiva a pausa no Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa do Mundo. Inicialmente, os tricolores temiam que a equipe pudesse perder o embalo apresentado nas últimas partidas do nacional, ou que ficasse mais fraca com a saída de jogadores para o exterior. No entanto, o técnico Diego Aguirre conseguiu montar uma agenda com jogos-treino para dar ritmo aos atletas, e o departamento de futebol manteve a qualidade do elenco.

Após 11 dias de folga, o time se reapresentou para a intertemporada. Contratado em março, Aguirre teve tempo para trabalhar a equipe da maneira que gostaria e fazer alguns testes. Durante esse período, os jogadores ficaram uma semana concentrados no CT de Cotia, onde tiveram a oportunidade de estreitar ainda mais os laços.

No total, o São Paulo disputou cinco jogos-treino e não perdeu nenhum. Sob os olhares atentos de Aguirre, o time enfrentou o Red Bull – sendo que os titulares empataram por 1 a 1, e os reservas venceram por 1 a 0. Na sequência, os profissionais encararam o time sub-20 e empataram sem gols. No mesmo dia, os reservas venceram o sub-23 por 2 a 1. Já na última semana, o time titular ganhou do São Bento, por 1 a 0, enquanto os suplentes venceram o São Caetano pelo mesmo placar.

Publicidade

Nestes testes, ficou evidente que Gonzalo Carneiro pode ser um reforço para a equipe no segundo semestre. Contratado em abril, o jogador ainda não teve a oportunidade de fazer a sua estreia oficial, pois estava em fase final de recuperação de pubalgia. A tendência é que ele seja relacionado para o confronto com o Flamengo, no dia 18.

Saídas e chegadas

O São Paulo conseguiu reforçar o seu caixa com as vendas de Petros, para o Al-Nassr, da Arábia, Marquinhos Cipriano para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Cueva para o Krasnodar, da Rússia. Tais transferências geraram cerca de R$ 62 milhões. Ainda no processo de enxugamento do elenco solicitado por Aguirre, o clube emprestou Bruno para o Bahia e deve ceder Júnior Tavares para a Sampdoria, da Itália.

Por outro lado, o Tricolor não perdeu Militão, que está na mira de Porto, Paris Saint-Germain e Manchester City. Para dar mais força ao time, o departamento de futebol também contratou o atacante equatoriano Joao Rojas e o lateral-direito Bruno Peres.

Desta maneira, o São Paulo deve voltar a jogar com uma equipe não tão diferente da que derrotou o Vitória antes da pausa para a Copa do Mundo. O time base de Aguirre é formado por: Sidão; Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Joao Rojas, Diego Souza e Everton.

Quando o São Paulo entrar em campo para enfrentar o Flamengo na próxima quarta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, outra novidade será o uniforme. Durante esse período de pausa para o Mundial da Rússia, o clube apresentou a nova camisa, lançada em parceria com a Adidas.