Filho de Marcelo Portugal Gouvêa é pré-candidato à presidência do Conselho no São Paulo

134

GloboEsporte

Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan

Conselheiro disputará o direito de concorrer ao cargo em convenção da oposição.

Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa é o segundo pré-candidato da oposição à presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo. Ele vai disputar com José Roberto Ópice Blum numa convenção ainda sem data confirmada, o direito de concorrer ao cargo na eleição de dezembro. Homero Bellintani seria um outro nome, mas ele desistiu da disputa.

Publicidade

– Abri mão dessa disputa em função do São Paulo e de agregar ao grupo, desejando ao Marcelo Portugal e ao Ópice Blum toda sorte possível. Estava achando uma divisão grande e alguém teria de abrir mão. De livre e espontânea vontade, tinha de ser eu. Abri mão em função do São Paulo. Foi uma decisão pessoal. Vou me manter neutro (na disputa Marcelo versus Opice Blum) – disse Homero.

Essa vaga de pré-candidato seria preenchida inicialmente por José Carlos Ferreira Alves. Nesta semana, o GloboEsporte.com noticiou sua desistência. Gouvêa tem 38 anos e é filho do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa, campeão paulista, da Libertadores e mundial no comando do clube, em 2005, e falecido em 2008, quando ocupava o cargo de diretor de planejamento e desenvolvimento.

Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa, pré-candidato a presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo — Foto: Divulgação

Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa, pré-candidato a presidência do Conselho Deliberativo do São Paulo — Foto: Divulgação

Ele pertence ao Nova Força, grupo político mais jovem do São Paulo que se tornou oposição à gestão Leco no fim de 2018. A convenção também vai definir quem será o adversário de Júlio Casares na disputa pela presidência do clube. Marco Aurélio Cunha, Roberto Natel e Sylvio de Barros são, por enquanto, os pré-candidatos. Esse pleito estava previsto para acontecer em julho. A ideia é antecipá-lo.

É difícil falar em situação e oposição nesse processo eleitoral, como bem já explicou o repórter Marcelo Hazan neste GloboEsporte.com. Leco ainda não manifestou publicamente apoio a qualquer candidato. Mesmo Casares, que pertence ao Conselho de Administração presidido também por Leco, apresenta-se como candidato de união, e não de situação. Em sua chapa, concorrerá à presidência do Conselho Deliberativo o conselheiro Olten Ayres de Abreu Junior.

Gouvêa participou da elaboração do novo estatuto, em vigor desde 2017. À época elogiado, o documento foi driblado pela atual gestão no aspecto da profissionalização, em prol de uma suposta governança que não garantiu a Leco títulos, boa situação financeira nem união política.

LEIA TAMBÉM: