UOL
Rodolfo Rodrigues
São Paulo e Corinthians voltarão a se enfrentar nessa temporada de 2020 no domingo (30), às 11h, no Morumbi, pela 6ª rodada do Brasileirão. No dia 15 de fevereiro, pela 1ª fase do Paulistão, ainda com público no Morumbi (44 208), os times empataram por 0 x 0, bem no começo da temporada. Agora, sete meses depois, os times voltam ao estádio tricolor com um favoritismo do time de Fernando Diniz, que venceu os últimos dois jogos no Brasileirão (Sport, fora, e Athletico Paranaense, em casa) e que vem, apesar de ainda estar longe do ideal, apresentando um futebol superior ao time de Tiago Nunes, que empatou em casa com o Fortaleza na última quarta-feira (26).
Na temporada, o São Paulo de Diniz, apesar de ter caído nas quartas do Paulistão, tem números superiores ao Corinthians, que foi vice-campeão estadual. Em 20 jogos, o tricolor conseguiu 10 vitórias, 4 empates e perdeu 6 jogos — 56,7% de aproveitamento. O alvinegro ganhou somente 8 dos 22 jogos, empatou 9 e perdeu 5 — 50% de aproveitamento. No ataque, o tricolor também tem leve superioridade, com 30 gols (1,50 por partida), contra 27 do Corinthians (1,23 por jogo). De acordo com as estatísticas do SofaScore, o São Paulo, apesar de ter dois jogos a menos, conseguiu criar mais chances de gol (54 a 43) e tem uma média maior de finalizações por partida (14,4 contra 10,9).
Na defesa, o Corinthians tem uma média de gol sofrido menor (0,82 contra 0,95), mas o São Paulo tem um número menor de chutes sofridos em seu gol no geral (152 contra 212), ou seja, vê sua defesa sofrer menos ataques dos rivais. Nos passes, as equipes se equivalem até aqui, com 88% de acerto nos dois lados. Já nos desarmes, o tricolor vem melhor também, com acerto de 73% contra 68%.
Apesar dos desfalques confirmados do lateral esquerdo Reinaldo (terceiro amarelo) e Daniel Alves (com uma fratura no braço direito), acredito que o tricolor tem uma chance maior de conseguir os três pontos. Com a provável volta de Arboleda para a zaga e Léo na esquerda, o São Paulo jogar com Tiago Volpi, Igor Vinícius, Diego, Arboleda e Léo; Tchê Tchê, Hernanes (Luan ou Igor Gomes), Gabriel Sara e Vítor Bueno; Luciano (Paulinho Bóia) e Pablo.
No Corinthians, Tiago Nunes deverá voltar com Gabriel entre os volantes, no lugar de Éderson, e Luan e Mateus Vital entre os titulares, nas vagas de Ruan Oliveira e Araos, que foram mal contra o Fortaleza. Assim, deverá jogar com Cássio; Fágner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel e Cantillo; Mateus Vital, Luan e Léo Natel; Jô.
LEIA TAMBÉM:
- Joia começou no futsal e foi dispensado por rival antes de virar destaque do sub-20 do São Paulo
- Lucas Moura cresce na reta final do Brasileirão e lidera participações em gols do São Paulo no ano
- Presidente do Corinthians responde se Palmeiras será campeão e cutuca São Paulo: ‘Se tivesse mais rodadas…’
- Zubeldía espera contar com retornos na lateral esquerda do São Paulo para duelo contra o Grêmio
- Nestor faz temporada mais tímida pelo São Paulo desde ano de promoção ao profissional