Após disputa na Justiça, São Paulo elege 10 novos conselheiros vitalícios; veja lista

9

GloboEsporte

 Leonardo Lourenço e Marcelo Hazan 

Processo de escolha chegou a ser interrompido por liminar, que foi revogada nesta semana.

O Conselho Deliberativo do São Paulo elegeu 10 novos conselheiros vitalícios nesta quinta-feira. A reunião foi realizada de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19.

Publicidade

Entre os 10 eleitos, neste momento oito apoiam a chapa grafite, representada por Julio Casares, e dois estão com a chapa branca, de Roberto Natel.

Veja abaixo o nome dos dez eleitos, pela ordem de votos recebidos:

  1. Adilson Alves Martins
  2. Roberto Marcio da Costa Florim
  3. Sergio Luiz Galindo
  4. Carlos Belmonte Sobrinho
  5. Kazuhiro Yano
  6. Sergio Luiz Bonilha
  7. Luiz Cholfe
  8. Sandro Giovani de Fazio
  9. Tercio Bispo Molica
  10. Leônidas Figueiredo
Salão do Conselho do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Salão do Conselho do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

O processo de escolha foi marcado por uma disputa jurídica que chegou a interromper a eleição, que começa no Conselho Consultivo, responsável por indicar os candidatos ao Conselho Deliberativo a partir de uma lista com todos os interessados no cargo.

Dois conselheiros, que ficaram fora desse primeiro filtro, foram à Justiça para anular a reunião do Conselho Consultivo. Uma liminar foi concedida em segunda instância, mas ela foi cassada na última quarta-feira após o São Paulo recorrer.

Os 10 novos vitalícios se juntarão a outros 143 conselheiros vitalícios – outras sete vagas continuarão abertas até que mais três cadeiras fiquem disponíveis, já que as escolhas para esse cargo são feitas sempre que há 10 vagas a serem preenchidas.

Em novembro, uma nova eleição irá eleger 100 novos conselheiros para o Conselho Deliberativo, que passará a contar com 260 cadeiras. É esse o colégio que irá eleger o próximo presidente do São Paulo, em dezembro.

LEIA TAMBÉM: