GazetaEsportiva
Nesta quarta-feira, 9 de setembro, o São Paulo completa exatamente 50 anos do título do Campeonato Paulista de 1970. O que destaca este título de tantos outros estaduais que o Tricolor possui é o contexto em que o clube se encontrava na época. Com um jejum de 13 anos e tendo que superar um Santos de Pelé querendo o tetracampeonato, a equipe fez história ao vencer o Guarani naquele dia e se sagrou campeã. O clube do Morumbi foi às redes sociais celebrar tal feito.
A competição teve um calendário diferente por conta da Copa do Mundo de 1970 e, após a conquista do tri Mundial, o Santos era o franco favorito e estava obstinado a levantar o quarto título seguido do Paulistão. Já o São Paulo estava em uma longa fila de 13 anos sem ganhar o Estadual. O triunfo não só terminou com esse jejum, como reavivou o orgulho são-paulino.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) parabenizou o clube pelos 50 anos do título com uma nota em que detalha a campanha da equipe. Foram 12 vitórias, três empates e três derrotas. A entidade destacou Toninho Guerreiro como a estrela da conquista. “Tricampeão com o Santos entre 1967 e 1969, Toninho Guerreiro, que se transferiu para o Morumbi, se sagrava campeão pela quarta vez seguida e ainda foi o artilheiro da competição com 13 gols marcados na fase final”, destacou na nota.
LEIA TAMBÉM:
- Titular em lado carente, Igor Vinícius não foi procurado para renovar
- Fora dos planos do São Paulo, Luan desperta interesse do Remo
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar