GloboEsporte
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
Tricolor vai enfrentar o clube argentino pela segunda fase do torneio internacional.
O Lanús, adversário do São Paulo na segunda fase da Copa Sul-Americana, não disputa uma partida oficial desde o dia 16 de março, quando perdeu por 1 a 0 para o Argentino Juniors, pela Copa da Superliga da Argentina.
Apesar disso, o time comandado por Luis Zubeldía vem treinando nos últimos meses e realizou alguns amistosos preparatórios para o retorno das competições. O último deles aconteceu na última quarta-feira, quando venceu o Gimnasia de La Plata, por 1 a 0. O gol foi marcado por Franco Orozco.
Jogadores do Lanús comemoram um dos gols da vitória sobre a Universidad de Quito — Foto: Twitter/Conmebol Sudamericana
O próximo jogo oficial do Lanús será justamente contra o São Paulo, na Argentina, na próxima quarta-feira (dia 28). A partida de volta será no Morumbi, no dia 4 de novembro. Entre um jogo e outro, a equipe estreia no Campeonato Argentino no dia 31 de outubro, em duelo contra o Boca Juniors.
Na última edição do Campeonato Argentino, o Lanús ficou na sétima colocação.
Para avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana, o time da província de Buenos Aires eliminou o Universidad de Quito, na primeira fase, com uma vitória de 3 a 0 na ida e derrota por 2 a 0 na volta.
O confronto entre São Paulo e Lanús será inédito. As equipes jamais se enfrentaram na história.
Olho nele
Aos 40 anos, José Sand é a esperança de gols do time argentino. O camisa 9 do Lanús é o maior artilheiro da história do clube, com 127 gols. Mesmo com a idade avançada, ele continua como uma das principais referências do elenco.
José Sand, atacante do Lanús — Foto: AFP
Revelado pelo River Plate em 1999, José Sand teve uma passagem pelo futebol brasileiro. Entre 2001 e 2002, o atacante vestiu a camisa do Vitória. Ele só marcou quatro gols.
Logo depois, rodou por diversos clubes da Argentina e jogou na Espanha. No ano passado pelo Lanús, fez dez gols em 25 jogos disputados.
Último momento de glória do Lanús
O último momento de glória do Lanús em sua história foi em 2017. Pela primeira, o clube chegou à final da Libertadores.
A derrota para o Grêmio na decisão (derrotas por 1 a 0 e 2 a 1) foi motivo de orgulho para a torcida, que tratou o vice-campeonato como um dos maiores feitos do Lanús.
Torcida do Lanús na final da Libertadores de 2017 — Foto: Eduardo Moura
Fundado em 1915, o Lanús tem em sua sala de troféus uma Copa Sul-Americana (2013), dois Campeonatos Argentino (2007 e 2016), Copa Conmebol (1996), Copa Bicentenário (2016) e uma Copa Argentina (2016).
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores