GazetaEsportiva
O São Paulo garantiu a tão sonhada classificação à semifinal da Copa do Brasil. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1 no Maracanã, a equipe comandada por Fernando Diniz voltou a triunfar nesta quarta-feira. Recebendo o Flamengo no Morumbi, o Tricolor não fez um bom primeiro tempo, mas melhorou na etapa complementar para sair de campo com a vitória por 3 a 0, graças aos gols de Luciano (2) e Pablo. Vitinho perdeu um pênalti para os visitantes.
Com o resultado, os são-paulinos avançaram à semifinal da Copa do Brasil. A última vez que o clube havia chegado nesse estágio da competição havia sido em 2015, quando Rogério Ceni ainda era o goleiro. Foi a terceira vitória do Tricolor sobre o Flamengo em 18 dias.
O próximo adversário do São Paulo na Copa do Brasil será o Grêmio, que venceu o Cuiabá nesta quarta-feira por 2 a 0 depois de ter triunfado na ida por 2 a 1. Os jogos da semifinal da competição acontecerão nos dias 23 e 30 de dezembro.
O jogo – Não houve muitas chances de gol no primeiro tempo. Jogando com a vantagem, o São Paulo adotou uma postura mais conservadora no Morumbi, abrindo mão do seu estilo de jogo ousado para distribuir chutões quando o Flamengo pressionava a saída de bola adversária. Tanto é que a primeira chance mais aguda do time rubro-negro teve de ser com um chute de fora da área de Gerson, mas Tiago Volpi fez a defesa em dois tempos.
Mesmo estando menos com a bola no pé, o Tricolor até abriu o placar aos 21 minutos, quando Luciano completou cruzamento de Reinaldo, porém, o lateral-esquerdo estava impedido no momento do chute travado de Igor Gomes, e o gol acabou sendo anulado.
Mais arisco, o São Paulo seguiu aproveitando melhor as poucas oportunidades do primeiro tempo. Aos 38 minutos, Brenner recebeu pela esquerda, cortou para o meio e bateu cruzado, mas pegou mal na bola. Faltava capricho para os donos da casa abrirem o placar.
Já nos acréscimos, o Flamengo ainda teve uma falta na entrada da grande área. Willian Arão foi para a cobrança, bateu por cima da barreira, mas Tiago Volpi fez a defesa sem muito esforço, garantindo o empate sem gols no primeiro tempo.
Segundo tempo
Se no primeiro tempo o São Paulo não conseguiu levar muito perigo ao Flamengo, na etapa complementar precisou de somente um minuto para abrir o placar. Daniel Alves recebeu na direita, balançou o corpo para cima da marcação e cruzou de canhota para Luciano aparecer e completar de primeira, sem chances para Diego Alves.
Embalado com a vantagem, o Tricolor não se acomodou e seguiu indo para cima dos adversários. Aos dez minutos, Igor Gomes acionou Reinaldo na esquerda, que cruzou na cabeça de Luciano. O atacante arrematou certeiro para fazer 2 a 0 e encaminhar a classificação do São Paulo à semifinal da Copa do Brasil.
Tendo de correr atrás do prejuízo, o Flamengo teve a chance de ouro aos 18 minutos, quando o árbitro marcou pênalti por torque de mão de Brenner em uma disputa aérea com Willian Arão. Vitinho foi para a cobrança e isolou, mandando muito longe da meta defendida por Tiago Volpi. No minuto seguinte, o camisa 11, tentando se redimir, cruzou com perigo para o meio da área, mas Bruno Henrique não alcançou a bola para descontar.
Na reta final da partida, Bruno Henrique seguiu sendo a principal ameaça de gol flamenguista. Primeiro, o atacante cabeceou livre, entre os dois zagueiros, e tirou tinta da trave de Volpi. Depois, o jogador ficou mano a mano com o goleiro são-paulino, mas não conseguiu finalizar depois de adiantar demais a bola.
Antes do apito final, entretanto, o São Paulo ainda teve tempo de sacramentar a classificação com um gol de Pablo, que substituiu Luciano. Aos 40 minutos, o camisa 9 tricolor recebeu em contra-ataque e tocou na saída de Diego Alves para matar o jogo no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 0 FLAMENGO
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 18 de novembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Luciano, ao 1 e aos 10 do 2ºT, e Pablo, aos 40 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Gerson (Flamengo)
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran (Tchê Tchê), Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara (Hernanes) e Igor Gomes (Vitor Bueno); Brenner (Tchê Tchê) e Luciano (Pablo).
Técnico: Fernando Diniz
FLAMENGO: Diego Alves; Matheuzinho, Thuler (Pepê), Léo Pereira e Renê; Arão, Gerson e De Arrascaeta (Lázaro); Vitinho (Pedro Rocha), Bruno Henrique (Lincoln) e Michael (Everton Ribeiro).
Técnico: Rogério Ceni
LEIA TAMBÉM:
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar
- Corinthians e São Paulo gastam muito mais pagando só juros de dívidas do que investem nos salários de Memphis e Oscar