GloboEsporte
Tricolores se enfrentam nesta quarta, às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Grêmio e São Paulo entram em campo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, apostando nos garotos revelados em suas categorias de base.
O duelo pode ter até nove garotos entre os titulares, na Arena do Grêmio. E eles foram fundamentais para que os clubes chegassem ao atual momento e sonhando com o título da competição.
“Us guri” do Grêmio, como os jovens se autoproclamaram, que devem estar em campo são: Matheus Henrique (23 anos), Darlan (22), Jean Pyerre (22) e Pepê (23). O time, porém, pode ganhar um novo componente. Além dos quatro, Ferreira (22) é o mais cotado para assumir a vaga de Luiz Fernando, ausência por já ter participado da Copa do Brasil pelo Botafogo.
Já os meninos “Made in Cotia”, como o próprio clube brinca, têm quatro nomes certos nas escalações de Fernando Diniz. Luan (21 anos), Gabriel Sara (21), Igor Gomes (21) e Brenner (20) se tornaram unanimidade no elenco e foram decisivos na temporada.
Base de Grêmio e São Paulo — Foto: Editoria de arte
Embora ainda sejam jovens, os jogadores adquiriram experiência ao longo da curta carreira devido ao tempo vivido na base. Praticamente todos eles passaram em algum momento pelas seleções sub-15, sub-17 ou sub-20 e viveram momentos de pressão nos profissionais.
Brenner, por exemplo, é jogador profissional desde os 17 anos. No entanto, durante os três primeiros anos teve problemas de adaptação e até chegou a pensar em desistir do futebol após ser emprestado ao Fluminense.
Hoje, o atacante de 20 anos é um dos jogadores mais importantes do elenco do São Paulo. Artilheiro da temporada, com 20 gols, Brenner é a grande esperança de gols do Tricolor paulista.
Brenner Goiás x São Paulo — Foto: Rubens Chiri / http://saopaulofc.net
No Grêmio, desde que Renato Portaluppi assumiu o comando da equipe, em setembro de 2016, a filosofia é pinçar os principais nomes das categorias sub-23 e sub-20, principalmente, e lapidá-los. Dificilmente um garoto vira titular de vez com o treinador.
Nessa, Pepê se tornou um dos principais destaques da temporada. Após a saída de Everton Cebolinha para o Benfica, de Portugal, o garoto assumiu o protagonismo no ataque e atrai os olhares do futebol europeu a cada nova janela de transferência.
Neste ano, o garoto já tem 14 gols e é uma das apostas da equipe gaúcha para o jogo da quarta-feira. A habilidade e facilidade para chegar ao gol são os pontos fortes do jogador.
Pepê em Grêmio x Santos pelas quartas da Libertadores — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
No banco de reservas, outros garotos ainda podem ter a oportunidade de entrar em campo no decorrer do jogo. No São Paulo, Diego Costa, Toró, Rodrigo Freitas, Rodrigo Nestor, Denis Junior e Thiago Couto são opções. Tem também Hernanes, revelado no clube em outra geração.
As opções reveladas na base do Grêmio são Ruan, Lucas Araújo e Guilherme Azevedo. Guilherme Guedes e Isaque também poderiam estar nessa lista, mas estão machucados.
O alto número de atletas da base nos dois elencos se explica pelo atual momento financeiro vivido pelos clubes. Com pouco dinheiro para investimentos em 2020, Grêmio e São Paulo encontraram soluções caseiras em uma temporada marcada pela pandemia do novo coronavírus, que agravou ainda mais as finanças.
Nesta quarta-feira, os garotes têm a chance de dar um passo importante na carreira e ajudar suas equipes a sair na frente na disputa por um lugar na decisão de um dos campeonato mais importantes do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar
- Corinthians e São Paulo gastam muito mais pagando só juros de dívidas do que investem nos salários de Memphis e Oscar
- Morumbis bate recorde histórico e prova mais uma vez sua força ao São Paulo