GloboEsporte
Colorado arranca de sexto para segundo lugar e pode tomar a liderança do Tricolor na quarta.
As seis vitórias consecutivas do Internacional no Brasileirão dizem muito sobre a arrancada colorada em busca do título. Mas também mostram a derrapagem do São Paulo, que chegou a abrir sete pontos de vantagem para o segundo colocado.
Nos últimos seis jogos no torneio, o Inter somou 18 pontos, 100% de aproveitamento e se transformou em um sério candidato à taça. O São Paulo obteve apenas sete pontos (38,8%) e pode perder a liderança para o próprio Colorado no jogo com cara de final, quarta, às 21h30, no Morumbi.
A Globo transmite São Paulo x Internacional para SP, RS, SC, PR, MG (regiões de Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba), GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, MA e PA. O Premiere exibe para todo o Brasil. O ge acompanha em tempo real com vídeos exclusivos de gols e lances.
Carrossel São Paulo Internacional — Foto: Infoesporte
A mudança começou a partir da 25ª rodada. Enquanto o Colorado vencia o Botafogo, o Tricolor perdia para o rival Corinthians. Mesmo assim, a vantagem ainda era de nove pontos.
Pouco mais de um mês depois, o Inter bateu o próprio recorde de vitórias seguidas (seis) entre todos os clubes nesta edição da Série A ao fazer 4 a 2 no Fortaleza, na noite de domingo, no Beira-Rio.
O São Paulo empatou por 1 a 1 com o Athletico, em Curitiba, e passou a acumular três jogos de jejum no torneio. Só um ponto separa os times na tabela.
O Inter em seis jogos (seis vitórias)
- 25ª rodada: Inter 2 x 1 Botafogo
- 26ª rodada: Inter 2 x 0 Palmeiras
- 27ª rodada: Bahia 1 x 2 Inter
- 28ª rodada: Ceará 0 x 2 Inter
- 29ª rodada: Inter 1 x 0 Goiás
- 30ª rodada: Inter 4 x 2 Fortaleza
O São Paulo em seis jogos (duas vitórias, três derrotas e um empate)
- 25ª rodada: Corinthians 0 x 1 São Paulo
- 26ª rodada: São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
- 27ª rodada: Fluminense 1 x 2 São Paulo
- 28ª rodada: Bragantino 4 x 2 São Paulo
- 29ª rodada: São Paulo 0 x 1 Santos
- 30ª rodada: Athletico 1 x 1 São Paulo
Diferença chegou a ser de 12 pontos
Antes da série perfeita, o Inter parecia fora da disputa pelo título. Ao fim da 24ª rodada, quando empatou por 2 a 2 com o Atlético-MG, no Mineirão, o Colorado tinha 38 pontos e estava em sexto lugar.
O São Paulo ainda vivia um momento mágico em campo e uma lua de mel com a torcida. O Tricolor bateu o Sport por 1 a 0, no Morumbi, e foi a 50 pontos, abrindo 12 para os gaúchos e sete acima do Galo, vice-líder na ocasião.A evolução dos pontos de São Paulo e InterColorado iniciou arrancada na 25ª rodadaFonte: ge
Relação ataque x defesa explica muito
A evolução do Internacional no Brasileirão passa diretamente pelo aproveitamento ofensivo e a solidez defensiva. Em seis rodadas, o time marcou 13 gols, enquanto o São Paulo balançou as redes somente oito vezes. No total, o Tricolor ainda tem dois a mais: 50 a 48.
E o Inter nem precisou de muitos gols de Thiago Galhado, ainda artilheiro do Brasileirão (16). O nome da vez é o de Yuri Alberto. O garoto de 19 anos ganhou espaço com a chegada de Abel Braga e foi o autor de quatro dos 13 gols durante a arrancada.
Yuri Alberto comemora o gol diante do Fortaleza — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
O São Paulo não conseguiu manter o poder de ataque sem Luciano, com um problema na perna esquerda. Artilheiro do time na competição, com 12 gols, ele só jogou contra Corinthians e Fluminense e não atua há três rodadas. Brenner também caiu de rendimento e não marca há três partidas no torneio.
Mesmo assim, o jogador de 21 anos ainda é o “artilheiro” durante a sequência de seis partidas, ao lado de Tchê Tchê, com dois gols.
Luciano faz tratamento no São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo
Na defesa, os gaúchos também estão melhores. Foram apenas quatro gols sofridos contra oito dos paulistas. Eles estão empatados em terceiro como os times menos vazados do torneio, com 28 – o Grêmio lidera (24) seguido pelo Palmeiras (26).
Abel acha o time; Diniz vê esquema em xeque
A solidez defensiva é um dos principais trunfos do Inter. Contestado na “era Coudet”, o setor ficou menos exposto. Não joga mais tão adiantado. O técnico adota um posicionamento mais conservador, perto da área de Marcelo Lomba.
Rodrigo Moledo, que foi reserva de Bruno Fuchs e, posteriormente, de Zé Gabriel, voltou a formar dupla com Víctor Cuesta na zaga até sofrer uma lesão grave no joelho. O jovem Lucas Ribeiro assumiu a vaga contra o Fortaleza com a missão de manter a boa fase do setor.
Abel Braga em partida do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
Fernando Diniz voltou a enfrentar questionamentos da torcida pelas últimas atuações. O futebol envolvente do São Paulo deu lugar a exibições bem menos produtivas.
Contra Corinthians, Grêmio (no Morumbi) e Santos, o Tricolor foi muito bem marcado e não conseguiu criar tantas chances como estava acostumado. Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara, outros destaques na boa fase, hoje já não produzem tanto. Diniz, porém, não dá demonstrações de que mudará a forma de o time jogar.
Fernando Diniz em Athletico x São Paulo — Foto: Geraldo Bubniak / Estadão Conteúdo
Atlético-MG e Palmeiras também crescem
Se o Inter pode tirar a liderança do São Paulo na próxima rodada, Atlético-MG e Palmeiras são outros times que ganham força na reta final. E com um detalhe: ambos têm jogos a menos. Enquanto o Colorado batia 100% de aproveitamento, Galo e Verdão entraram em campo cinco vezes, com três vitórias, um empate e uma derrota (66,6%).
O Atlético-MG é o terceiro colocado, com 53 pontos, e tem um jogo a fazer contra o Santos, em casa, válido pela 28ª rodada.
O Palmeiras, sexto, com 48, possui duas partidas a menos: contra o Corinthians, nesta segunda, em casa, pela 28ª rodada, e diante do Vasco, pela primeira rodada, também no Allianz Parque.
O time, porém, ainda tem pela frente as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, o que pode fazer com que tire o pé do acelerador no Brasileirão.
Os últimos jogos
São Paulo:
- Inter (casa)
- Coritiba (casa)
- Atlético-GO (fora)
- Palmeiras (casa)
- Ceará (casa)
- Grêmio (fora)
- Botafogo (fora)
- Flamengo (casa)
Internacional
- São Paulo (fora)
- Grêmio (casa)
- Bragantino (casa)
- Athletico (fora)
- Sport (casa)
- Vasco (fora)
- Flamengo (fora)
- Corinthians (casa)
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – Despesas
- Ex-São Paulo e Fluminense, Felipe Alves acerta com o Noroeste
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Por que geração campeã na base não resolve problemas do São Paulo para 2025
- Veja números de Wendell, lateral do Porto que está na mira do São Paulo