Depois de ‘8 a 1′ alviverde em 2015, Choque-Rei retorna ao Pacaembu

261

GazetaEsportiva.net

Robinho fez golaços de cobertura sobre Rogério Ceni na supremacia alviverde em 2015 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Robinho fez dois golaços de cobertura em Rogério Ceni na supremacia alviverde em 2015 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

O Palmeiras predominou em clássicos diante do São Paulo no ano passado. No Palestra Itália, venceu por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista e 4 a 0 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, empatando por 1 a 1 no returno da liga nacional, no Morumbi. Às 11 horas (de Brasília) deste domingo, o palco do Choque-Rei será o Pacaembu.

Encarar o arquirrival no estádio municipal, contudo, não traz boas lembranças recentes ao Verdão. No último encontro diante do Tricolor na arena pública, Alan Kardec, que tinha acabado de sair do clube, contou com desvio do goleiro Fábio para fazer o gol da vitória são-paulina por 2 a 1, nos acréscimos, pelo Campeonato Brasileiro, quando o mando de campo era palmeirense.

O retrospecto do Choque-Rei no Pacaembu, porém, dá vantagem ao Palmeiras. O clássico ocorreu no estádio 129 vezes, com 46 triunfos alviverdes, 41 empates e 42 partidas vencidas pelo Tricolor, de acordo com números divulgados pelo Verdão.

Publicidade

Um desses clássicos na arena municipal é um importante momento da história alviverde. Em 1942, pressionado por conta da Segunda Guerra Mundial e acusando o São Paulo de querer tomar seu patrimônio, o Palestra Itália virou Palmeiras e, no primeiro jogo com o novo nome, conquistou o Paulista daquele ano vencendo o Tricolor por 3 a 1, com os derrotados abandonando o campo por reclamar da marcação de um pênalti. O episódio ficou conhecido como “Arrancada Heroica”.

Alan Kardec fez o gol da vitória são-paulina no último Choque-Rei no Pacaembu, em 2014 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Alan Kardec garantiu a vitória são-paulina no último Choque-Rei no Pacaembu, em 2014 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)