UOL
Arthur Sandes
Ao entrar em campo na noite de hoje (29), o São Paulo enfrenta um treinador cuja carreira no futebol profissional se resume a uma única partida como profissional. Martín Varini, do Rentistas (URU), chegou ao clube no começo deste mês e é o técnico mais jovem da Copa Libertadores. A partida no estádio do Morumbi tem início às 21h (de Brasília).
Varini tem 29 anos e ainda começa a construir sua carreira. Ele tentou ser jogador até os 22, chegou a treinar em um time pequeno da Itália, mas acabou desistindo da carreira para estudar. Tempos depois, foi chamado para trabalhar nas categorias de base do Defensor e lá ficou por cinco temporadas. Só saiu há três semanas, justamente para assumir o Rentistas na Libertadores.
Seu único jogo como técnico de um time profissional foi justamente na estreia no torneio continental contra o Racing (ARG), na semana passada. O Rentistas chegou a abrir o placar, mas tomou empate nos minutos finais, quando já tinha um jogador a mais em campo. Não fosse a pandemia de Covid-19, a conta de jogos de Martín Varini poderia ser maior — mas não tão maior. Em novembro, quando estava no Defensor, foi convidado a assumir o time principal como interino após a saída de um treinador. Comandou treinos e se preparou para a estreia, mas justamente esta rodada acabou suspensa devido a casos de coronavírus. Dias depois, quando houve jogo, outro treinador já havia sido contratado.
Para a visita ao Morumbi, Varini já adianta que o Rentistas é franco atirador. “O São Paulo é um rival de bons valores individuais, mas sobretudo com forte jogo coletivo, que vem funcionando muito bem com Crespo. Com certeza será um duelo mais difícil [do que a estreia]. A ideia é tentar contê-los na metade do campo, para evitar que nos afundem a marcação e tentar bons contra-ataques, senão teremos que jogar o tempo todo defendendo”, planeja o jovem técnico.
Mais jovem entre os treinadores da Libertadores, Martín Varini é mais novo também do que boa parte do time do São Paulo. Considerando os titulares de Hernán Crespo contra o Sporting Cristal (PER), Tiago Volpi (30 anos), Bruno Alves (30), Reinaldo (31) e Dani Alves (37) são mais velhos do que o treinador adversário de hoje. A partida das 21 horas (de Brasília) vale pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores. O São Paulo estreou com vitória sobre o Sporting Cristal, por isso lidera a chave, já Rentistas e Racing têm um ponto cada.
LEIA TAMBÉM:
- Liziero se torna o 19º jogador diferente a marcar pelo São Paulo em 2024; veja a lista
- São Paulo não vence duas partidas seguidas há dois meses; veja sequência
- Retomando boa fase, Lucas busca igualar temporada mais artilheira no São Paulo
- Defesa do São Paulo foi vazada em quase 65% das partidas no Brasileirão
- E o William Gomes? Após ascensão no profissional, jovem perde espaço no São Paulo