Paulistão chega ao mata-mata com calendário caótico e sem saber quem joga

61

UOL

Classificados às quartas de final do Campeonato Paulista e disputando também competições continentais, Corinthians, Palmeiras e São Paulo têm pela frente um calendário pesado em maio, até a estreia no Campeonato Brasileiro, no fim do mês. Quem conseguir chegar à final do estadual terá feito oito jogos em menos de 20 dias. Como o Paulistão agora será definido em um “sprint” — com as quartas de final, semifinais e os dois jogos da final disputados em um intervalo de cerca de 10 dias —, há até mesmo uma indefinição para alguns times sobre usar o time titular na reta decisiva.

O Palmeiras, por exemplo, já avisou que vai manter o planejamento e usar os reservas no estadual, mesmo no mata-mata. As escalações de Corinthians e São Paulo são uma incógnita. De certezas, mesmo, só que vão apresentar desfalques significativas durante a jornada.

Inicialmente anunciados para quinta-feira, dia 13 de maio, os jogos das quartas de final do Paulista terão que ser quase todos remanejados para outros dias da semana, por conflito de calendário com a Libertadores (para Palmeiras e São Paulo) e com a Copa Sul-Americana (no caso do Corinthians e Red Bull Bragantino). Sim, é isto mesmo: as comissões técnicas iniciam a semana sem saber exatamente quando seus times voltarão a campo.

Publicidade

A tendência é que Corinthians x Inter de Limeira seja realizado amanhã (11), já que o Timão tem jogo contra o Peñarol na quinta (13) pela Sul-Americana. Já o confronto RB Bragantino x Palmeiras deve ser na quinta, uma vez que o Verdão joga na terça pela Libertadores contra o Independiente del Valle, no Equador. Por fim, espera-se que São Paulo x Ferroviária seja marcado para sexta (14), pois o Tricolor tem jogo na quarta (12) contra o Rentistas, também pela Libertadores.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) deve oficializar as datas e horários das quartas de final hoje (10). Enquanto isso, os clubes se programam para disputar todos os compromissos do calendário, medindo o peso de poupar titulares em jogos decisivos e reduzir o desgaste do elenco em meio à maratona.

Veja como pode ficar o calendário do Trio de Ferro em maio: *Datas ainda não confirmadas Corinthians 11/05 (terça)*: Inter de Limeira (quartas do Paulista) 13/05 (quinta): Peñarol (Sul-Americana) 16/05 (domingo)*: semi do Paulista 20/05 (quinta): Sport Huancayo (Sul-Americana) 20/05 (quinta)*: 1º jogo da final do Paulista 23/05 (domingo)*: 2º jogo da final do Paulista 26/05 (quarta): River Plate-URU (Sul-Americana) 30/05 (domingo): Atlético-GO (Brasileirão).

Palmeiras 11/05 (terça): Independiente del Valle (Libertadores) 13/05 (quinta)*: Red Bull Bragantino (quartas do Paulista) 16/05 (domingo)*: semi do Paulista 18/05 (terça): Defensa y Justicia (Libertadores) 20/05 (quinta)*: 1º jogo da final do Paulista 23/05 (domingo)*: 2º jogo da final do Paulista 27/05 (quinta): Universitario (Libertadores) 30/05 (domingo): Flamengo (Brasileirão).

São Paulo 12/05 (quarta): Rentistas (Libertadores) 14/05 (sexta)*: Ferroviária (quartas do Paulista) 16/05 (domingo)*: semi do Paulista 18/05 (terça): Racing (Libertadores) 20/05 (quinta)*: 1º jogo da final do Paulista 23/05 (domingo)*: 2º jogo da final do Paulista 25/05 (terça): Sporting Cristal (Libertadores) 29/05 (sábado): Fluminense (Brasileirão).