Luciano tenta superar “vai e vem” de lesões e tem chance de se consagrar de vez no São Paulo

132

GloboEsporte

José Edgar de Matos 

Destaque em 2020, atacante deve voltar para a decisão com função de ser protagonista por título.

Luciano trabalhou com bola na sexta-feira e ressurge como candidato a protagonista do São Paulo para a decisão do Campeonato Paulista. No domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Morumbi, diante do arquirrival Palmeiras, o atacante tem a chance de se consagrar de vez pelo clube tricolor, que está a uma vitória de ser campeão e quebrar um jejum de quase nove anos sem troféus.

Publicidade

Ao observar um passado recente do São Paulo, inegavelmente Luciano surge com papel de protagonista, especialmente pela temporada 2020 goleadora sob o comando de Fernando Diniz. Em outra ótica, porém, o atacante vem enfrentando um vai e vem de lesões que prejudicou a regularidade do jogador com a camisa tricolor.

Recuperado e disponível após trabalhar com bola normalmente na sexta, Luciano, desfalque no empate por 0 a 0 de ida, tem a chance de retomar o papel de protagonista logo no momento mais importante da temporada até agora: o confronto da volta da decisão do Paulistão contra o rival Palmeiras.

Como foi o último dia de São Paulo e Palmeiras antes da decisão

O São Paulo, inclusive, deve ir a campo sem Daniel Alves e Benítez, duas figuras fundamentais, o que aumenta o peso da importância de Luciano; afinal, a vitória simples dá o título ao Tricolor. Portanto, há uma motivação extra do lado do atacante para o jogo de domingo, diante do contexto recente de lesões que atrapalharam o rendimento.

Luciano ainda não foi o grande protagonista do São Paulo sob o comando de Crespo — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Luciano ainda não foi o grande protagonista do São Paulo sob o comando de Crespo — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Desde o confronto de volta pela semifinal da Copa do Brasil, quando Luciano ficou fora por uma inflamação na perna, o São Paulo entrou em campo 31 vezes por Brasileirão (temporada 2020), Paulistão e Libertadores (2021).

O atacante esteve em 21 dessas partidas e anotou nove gols, três deles sob o comando de Hernán Crespo na atual temporada. Luciano foi às redes contra Inter de Limeira, Corinthians e recentemente contra o Mirassol, pela semifinal do estadual.

A inflamação na perna tirou Luciano do decisivo duelo contra o Grêmio, que passou pelo São Paulo e foi finalista da Copa do Brasil, e por quase um mês. O retorno do atacante ocorreu no fim de janeiro, na fatídica derrota por 5 a 1 para o Internacional, no Morumbi.

Luciano sofreu um estiramento contra o Racing, na Argentina — Foto: Staff images /CONMEBOL

Luciano sofreu um estiramento contra o Racing, na Argentina — Foto: Staff images /CONMEBOL

O atacante embalou no retorno e atuou nas oito rodadas restantes de Brasileirão. Porém, com o reinício praticamente contínuo do futebol para a temporada 2021, Luciano voltou a enfrentar um vai e volta por questões físicas e ainda não repetiu o mesmo papel de protagonista de 2020 sob o comando de Crespo.

Após atuar nas quatro primeiras partidas pelo Paulistão, Luciano enfrentou problemas pessoais e acabou fora do duelo contra o São Caetano, que marcou o retorno do futebol após praticamente um mês de paralisação, em virtude do crescimento de casos e mortes de Covid-19 no estado.

Luciano engatou nova sequência diante de Bragantino, Palmeiras, Sporting Cristal e Rentistas, partidas na qual Crespo levou a campo os titulares são-paulinos. O camisa 11 ainda entrou em campo e evitou a derrota no clássico contra o Corinthians, anotando gol de pênalti.

Gol do São Paulo! Luciano cobra pênalti no alto e empata aos 50 do 2º tempo

Gol do São Paulo! Luciano cobra pênalti no alto e empata aos 50 do 2º tempo

A cobrança certeira contra o arquirrival alvinegro gerou confiança e trouxe novamente o papel de protagonista para o atacante, mas novamente os problemas físicos traíram Luciano. No jogo seguinte, contra o Racing, na Argentina, um estiramento na coxa esquerda voltou a tirar o jogador de ação.

Foram 11 dias até a volta por 27 minutos contra o Mirassol. O gol na semifinal (veja acima) novamente serviu como um alento, ainda mais pela presença novamente na derrota por 1 a 0 sobre o Racing, quando reservas começaram a partida no Morumbi.

Contudo, dores musculares voltaram a incomodar, e Luciano perdeu a primeira metade da final. O trabalho foi direcionado para ter o jogador em condições completas para domingo, diante da possibilidade de o grande nome do ataque são-paulino em 2020 entrar para a história como personagem do fim da fila de quase nove anos.

LEIA TAMBÉM: