GloboEsporte
José Edgar de Matos
Titular pela primeira vez com técnico, veterano jogou 57 minutos contra o Sporting Cristal.
A noite de terça-feira no Morumbi significou um recomeço para Hernanes no possível último ano de contrato com o São Paulo. Pela primeira vez sob o comando de Hernán Crespo, o meio-campista começou uma partida como titular. Na tranquila vitória por 3 a 0 sobre o Sporting Cristal, o camisa 15 correspondeu e saiu de campo como um dos destaques do confronto.
Hernanes permaneceu em campo durante 57 minutos. Nos primeiros 45, o veterano de 35 anos se destacou ao assumir a criação do ataque do São Paulo e dar a assistência para a abertura do placar. O cruzamento de escanteio encontrou Bruno Alves, que cabeceou e abriu caminho para o triunfo.
Além da cobrança na medida para o colega, o capitão do São Paulo contra o Sporting Cristal foi mais participativo, arriscou chutes de fora da área e ajudou bastante na marcação pressão no campo de ataque. Ao mesmo tempo, complicou-se em alguns momentos ao demorar para soltar a bola. O saldo, porém, terminou positivo.
Hernanes cobrou escanteio na medida para Bruno Alves abrir o placar — Foto: Staff/Conmebol
No segundo tempo, Hernanes perdeu ritmo e acabou deixando o jogo aos 12 minutos para a entrada de Galeano. O experiente jogador chutou até uma garrafa d’água quando saiu do campo.
Sem Hernanes, o São Paulo acelerou mais o jogo e anotou mais dois gols: o primeiro em contra-ataque com passe de Rodrigo Nestor e jogada individual de Rojas e o segundo após recuperação de Galeano para assistir Vitor Bueno cara a cara com o goleiro. Os lances asseguraram a tranquila vitória que deixou o time com 11 pontos após seis rodadas de Libertadores.
O desafio para Hernanes agora é engatar uma sequência de jogos e ganhar minutos na temporada, que poderiam até resultar na renovação automática do contrato. O veterano possui compromisso com o São Paulo até o fim desta temporada.
Setorista fala sobre vitória do São Paulo sobre o Sporting Cristal pela Libertadores
Para liberar essa renovação automática, Hernanes precisa atuar como titular em 60% das partidas oficiais da equipe entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2021. Este cenário se mostra improvável até se o São Paulo chegar a todas as finais e disputar o Mundial de Clubes.
Caso tenha tamanho sucesso, o São Paulo totalizaria 90 partidas em 2021, contando os jogos pela temporada 2020. Hernanes, titular uma vez, precisaria começar 53 jogos dos próximos 57 possíveis para exercer a cláusula. Em 2020, o veterano começou em campo em 14 jogos.
Se alcançar o número estimado e desejar permanecer até o fim de 2022, o meio-campista deve comunicar o São Paulo até 20 de dezembro deste ano. A ideia de Hernanes é atuar por pelo menos mais uma temporada, seja no Morumbi ou em outro clube.
LEIA TAMBÉM:
- Joia começou no futsal e foi dispensado por rival antes de virar destaque do sub-20 do São Paulo
- Lucas Moura cresce na reta final do Brasileirão e lidera participações em gols do São Paulo no ano
- Presidente do Corinthians responde se Palmeiras será campeão e cutuca São Paulo: ‘Se tivesse mais rodadas…’
- Zubeldía espera contar com retornos na lateral esquerda do São Paulo para duelo contra o Grêmio
- Nestor faz temporada mais tímida pelo São Paulo desde ano de promoção ao profissional