GazetaEsportiva
O São Paulo comemora nesta quarta-feira, 17 de junho de 2021, o aniversário de 29 anos do título da Copa Libertadores 1992, o primeiro do clube na história da competição.
Comandado por Telê Santana, o Tricolor disputou aquela edição do principal torneio continental graças ao título brasileiro do ano anterior.
Na primeira fase, os são-paulinos ficaram em segundo lugar do Grupo 2, atrás do Criciúma e à frente dos bolivianos Bolivar e San José. No mata-mata, o time do Morumbi eliminou Nacional-URU, Criciúma e Barcelona-EQU antes de encarar o Newell’s Old Boys-ARG, treinado à época por Marcelo Bielsa.
No jogo de ida, em Rosário, os argentinos venceram por 1 a 0, com gol de Berizzo, de pênalti. Na volta, em um Morumbi lotado por mais de 105 mil pessoas, o São Paulo devolveu o placar com Raí, também da marca da cal.
Nos pênaltis, Raí, Ivan e Cafu converteram para o Tricolor, enquanto Berizzo, Mendoza e Gamboa desperdiçaram suas cobranças pelo Newell’s Old Boys – esta última defendida por Zetti. No fim do ano, o São Paulo derrotou o Barcelona por 2 a 1 no Japão e se sagrou campeão mundial.
O São Paulo também conquistou as edições de 1993 e 2005, derrotando, respectivamente, Universidad Católica e Athletico-PR nas finais, tornando-se o primeiro clube brasileiro a ser tricampeão da Libertadores.
Formação campeã da Libertadores de 1992 – Foto: Acervo/Gazeta Press
Raí e Muller, durante treino de preparação para a final – Foto: Acervo/Gazeta Press
Lance da final entre São Paulo x Newell’Old Boys, da Argentina – Foto: Acervo/Gazeta Press
Zetti comemora durante a decisão – Foto: Acervo/Gazeta Press
Zetti, durante decisão nos pênaltis vencida pelo São Paulo – Foto: Acervo/Gazeta Press
José Eduardo Mesquita Pimenta, presidente tricolor na época, é carregado após o título – Foto: Acervo/Gazeta Press
Jogadores campeões de 1992 são homenageados no Morumbi no aniversário de 20 anos do título – Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
Campeões posam com troféu da conquista – Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
Mestre Telê Santana, o comandante tricolor, ao lado de Muller em treino durante campanha da Libertadores – Foto: Acervo/Gazeta Press
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo disputará um torneio internacional pelo 23º ano consecutivo
- Sub-15 Feminino enfrenta a Portuguesa pela final da Paulista Cup
- Lateral do São Paulo se manifesta após polêmica de empresário com Zubeldía: ‘Todo apoio à comissão técnica’
- Belmonte confirma permanência de Zubeldía no São Paulo em 2025
- São Paulo trabalha para ter Wendell na pré-temporada nos EUA, diz Hernan