GloboEsporte
José Edgar de Matos
Meio-campista de 43 anos vestiu a camisa 8 tricolor nesta terça-feira, em apresentação no Morumbi.
Aos 43 anos, a meio-campista Formiga vestiu a camisa 8 do São Paulo nesta terça-feira. De volta ao time do coração, a veterana que vai para a sétima Olimpíada evitou nomear a passagem pelo Tricolor como a última da carreira, mas manifestou o quanto o projeto para a aposentadoria dos gramados fez a diferença para o acerto.
Formiga acertou contrato com o São Paulo até o fim de 2022 e admitiu que questões além da carreira profissional de jogadora surgiram como fundamentais para a contratação. Ela evitou falar sobre aposentadoria, mas deu a entender que o início pós-carreira será bem próximo do clube.
– Um dos motivos foi o pós-carreira, pois é um projeto bem audacioso e que eu possa continuar aqui, quem sabe trabalhar na gestão ou mesmo no futuro como auxiliar técnica. Todo mundo sabe que tenho o desejo de ser treinadora – afirmou Formiga.
– Todo mundo sabe da minha luta e do meu desejo de ver o futebol feminino no auge, e que ali seria o momento de parar. Está chegando esse momento. Agora falta eu ter esse papel para as mais novas, de apoio. As meninas têm que valorizar o hoje, porque foi duro o que passamos. As novas meninas devem seguir trabalhando com seriedade e manter o futebol feminino em alta – acrescentou.
Formiga recebeu a camisa 8 do São Paulo das mãos de Antonio Luiz Belardo e Julio Casares — Foto: Reprodução
Pensando neste pós-carreira, Formiga manifestou o desejo de realizar cursos, como o apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e diz que já vem se preparando para o futuro sonho de virar treinadora.
Atualmente, o campo da observação de treinadores “tops” se encaixa nas lições aprendidas. Porém, a curto prazo, o plano principal se encontra no cumprimento do contrato de atleta com o time tricolor, até o fim do ano que vem.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Por outro lado, Formiga ainda possui um desafio importante pela frente com a camisa da seleção brasileira. Antes mesmo de estrear com a camisa do São Paulo, a meio-campista vai se concentrar com a equipe comandada por Pia Sundhage para buscar o inédito ouro olímpico, em Tóquio.
Formiga foi apresentada no São Paulo no início da tarde desta terça-feira — Foto: Divulgação
Será mais uma competição em alto nível para a atleta de 43 anos, que contou um dos segredos da longevidade como atleta profissional.
– Meu segredo é água de coco. Preciso cuidar do corpo e da mente. Há atletas com 38 anos pensando em parar, pois o psicológico afeta. Não tenho restrições com alimentação, mas me cuido muito para não sair comendo besteira. Acredito em tudo tem que ser 100%, amo jogar futebol, é minha vida, ar que respiro, essa minha dedicação e puro amor – discursou a nova camisa 8 do São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
- Joia começou no futsal e foi dispensado por rival antes de virar destaque do sub-20 do São Paulo
- Lucas Moura cresce na reta final do Brasileirão e lidera participações em gols do São Paulo no ano
- Presidente do Corinthians responde se Palmeiras será campeão e cutuca São Paulo: ‘Se tivesse mais rodadas…’
- Zubeldía espera contar com retornos na lateral esquerda do São Paulo para duelo contra o Grêmio
- Nestor faz temporada mais tímida pelo São Paulo desde ano de promoção ao profissional