GloboEsporte
José Edgar de Matos
Técnico está de volta contra o Inter, nesta quarta-feira, após se recuperar da Covid-19.
Recuperado da Covid-19, Hernán Crespo retorna ao comando do São Paulo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do Internacional, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, com alguns objetivos a curto prazo. A equipe vive o pior momento desde a chegada do argentino.
A situação é alarmante. Campeão paulista de 2021, o São Paulo ainda não venceu no Brasileirão. Em nove rodadas foram apenas cinco pontos conquistados, e o time amarga uma posição dentro da zona do rebaixamento quase na metade do primeiro turno.
O treinador desfalcou o banco de reservas são-paulino diante de Ceará, Corinthians e Red Bull Bragantino, período no qual cumpriu protocolo de isolamento. De volta contra o Inter, Crespo tem pelo menos cinco objetivo para retomar a tranquilidade no Tricolor.
Hernán Crespo voltou aos trabalhos no São Paulo nesta segunda-feira — Foto: Erico Leonan/saopaulofc
Alexandre Lozzetti analisa Internacional x São Paulo pela 10ª rodada do Brasileirão
Confiança
O diagnóstico da diretoria em relação à má fase recai sobre uma falta de confiança do elenco, após o mau início de Brasileirão. Um dos objetivos traçados para o retorno de Hernán Crespo é justamente recuperar essa parte mental nos jogadores, perdida com o maior jejum de vitórias na temporada 2021.
São sete partidas consecutivas sem vencer. O último resultado positivo são-paulino ocorreu em 8 de junho, na goleada por 9 a 1 contra o 4 de Julho, da Série D, na Copa do Brasil. A falta de resultados já influencia na postura dos atletas nos duelos.
Segurança defensiva
Arboleda está de volta ao São Paulo após participar da Copa América — Foto: Erico Leonan/saopaulofc
A defesa do São Paulo se consagrou como um dos pontos importantes para a conquista do Campeonato Paulista. No estadual, em 16 jogos, a equipe sofreu apenas 11 gols, sendo apenas dois nos quatro jogos de mata-mata.
O trio Arboleda, Miranda e Léo se desfez no Brasileiro por diferentes fatores, como a convocação do equatoriano para a Copa América e as lesões do veterano, que inclusive desfalca o time nesta quarta. A partir de então, a segurança do setor derreteu.
No Brasileirão, a equipe levou os mesmos 11 gols em apenas nove rodadas. A fragilidade no setor se apresenta como um dos principais problemas são-paulinos nesta primeira parte da competição.
Ataque mais eficaz
Artilheiro são-paulino na temporada, Pablo perdeu a vaga no time titular — Foto: Erico Leonan/saopaulofc
No Paulistão, o ataque também sobrou, especialmente na fase final. Foram 38 gols nos 16 jogos da campanha vitoriosa. Agora, há uma queda nos números: apenas cinco nas nove rodadas disputadas até então.
Pablo, antigo titular e artilheiro da equipe na temporada com nove gols, perdeu espaço e virou suplente. Hoje, Vitor Bueno tem surgido como primeira opção e alternativa a Eder, que assumiu a vaga de titular, mas anotou apenas um gol na sequência de seis jogos entre os 11.
Luciano, por outro lado, está lesionado e deve estar disponível somente a partir da próxima semana. O clube, diante deste cenário, até foi ao mercado para buscar um antigo conhecido como reforço: o argentino Jonathan Calleri, com quem está em negociação.
Poder de decisão de Dani Alves
Daniel Alves encara o Inter e viaja para defender o Brasil em Tóquio — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Crespo vai ter Daniel Alves apenas nesta quarta-feira e pouco tempo para recuperar o mais decisivo nível do jogador. Desde o retorno pós-lesão, o camisa 10 se encontra longe do melhor nível e se despede do time diante do Internacional, antes de embarcar para os Jogos Olímpicos em Tóquio.
Foi Crespo que recolocou Daniel Alves na ala direita, posição na qual o veterano se tornou um dos principais nomes da conquista do Paulistão. A reação imediata do São Paulo, diante do Internacional, passa por uma boa atuação do camisa 10.
Pontuar, pontuar e pontuar
São Paulo ainda não venceu no Brasileirão de 2021 — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Jogue bem, jogue mal, o São Paulo precisa vencer urgentemente. Além de ter uma distância considerável para os líderes – o primeiro colocado Red Bull Bragantino tem 16 pontos a mais -, a equipe entra em mais uma semana decisiva na temporada 2021.
Após o jogo contra o Internacional, a equipe recebe no sábado o Bahia e na próxima terça abre o duelo contra o Racing, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
O confronto pelo torneio sul-americano surge como um potencial “divisor de águas” sobre o trabalho, ainda mais se a reação necessária não vier nas duas próximas rodadas de Brasileirão.
LEIA TAMBÉM:
- Empresário de Moreira, lateral do São Paulo, detona Zubeldía: “Parece um palhaço vestido”
- Além das 4 linhas – Vai mal
- Comissão técnica quer novo camisa 9 mesmo com Calleri e André Silva
- William Gomes volta a jogar e ouve promessa de Zubeldía no São Paulo: “Vai ter mais espaço”
- São Paulo atinge duas metas no Brasileiro e mira fase de grupos da Libertadores; veja contas