GloboEsporte
No último sábado, no clássico com o Palmeiras, duas mudanças geraram polêmica e reclamações.
No empate por 0 a 0 com o Palmeiras, no último sábado, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo reclamou muito da arbitragem por conta de dois lances que tiveram as decisões de campo alteradas após revisão no VAR:
- Pênalti de Gómez em Marquinhos (anulado após consulta)
- Gol contra de Gómez (também anulado após revisão)
Esse último, já na reta final da partida, resultou na expulsão de Rigoni por reclamação e motivou, após a partida, um pronunciamento do diretor de futebol Carlos Belmonte. No gol anulado de Rigoni por impedimento no primeiro tempo, o árbitro de vídeo apenas confirmou a decisão do campo.
Jogadores do São Paulo observam o árbitro analisar lance de gol no VAR — Foto: Marcos Ribolli
O diretor são-paulino reclamou não só do clássico, mas de todo o Brasileirão. Em 14 rodadas, sete lances de jogos do Tricolor foram revisados pelo VAR (aqueles que mudaram a decisão de campo). Apenas um deles, um gol anulado do Flamengo, foi a favor do São Paulo, segundo levantamento feito pelo Espião Estatístico do ge.
Relembre todos abaixo:
São Paulo 0 x 0 Palmeiras – 14ª rodada
Central do Apito: Sálvio Spínola analisa o gol e o pênalti anulados do São Paulo, contra o Palmeiras
O clássico acabou sem gols, mas não faltou emoção ou polêmica. No primeiro tempo, Rigoni fez 1 a 0, mas estava impedido – o auxiliar assinalou impedimento em sua primeira decisão, e o VAR apenas confirmou após análise, como é feito em lances capitais.
Minutos depois, Marquinhos e Gustavo Gómez disputaram a bola dentro da área: pênalti. Entretanto, o árbitro de vídeo sugeriu que o árbitro Luiz Flavio de Oliveira revisasse a jogada. Penalidade anulada.
Na reta final da partida, Reinaldo cobrou falta na área, e Gustavo Gómez desviou contra o próprio gol. Após a comemoração tricolor, o árbitro foi chamado para rever no vídeo, e o lance foi invalidado por posição irregular de Miranda. Luiz Flavio considerou que o zagueiro tricolor interferiu no lance.
Central do Apito: Sálvio Spínola explica a anulação do gol do São Paulo, no fim do jogo contra o Palmeiras
Flamengo 5 x 1 São Paulo – 13ª rodada
Aos 9 min do 2º tempo – gol anulado de Bruno Henrique, do Flamengo, contra o São Paulo
Foi na maior goleada sofrida neste Brasileirão que o Tricolor teve pela única vez uma decisão revertida a seu favor no VAR. Quando o time paulista vencia por 1 a 0, Bruno Henrique balançou as redes, mas o lance foi anulado por um toque de mão do atacante ao dominar a bola.
São Paulo 0 x 1 Fortaleza – 12ª rodada
Aos 51 do 2º tempo – após análise no VAR, o árbitro anula pênalti para o São Paulo
Buscando o empate dentro de casa até o último segundo, o São Paulo teve um pênalti marcado a seu favor nos acréscimos do segundo tempo, quando Gabriel Sara cruzou e a bola tocou no braço de Titi.
Após a revisão do VAR, é possível ouvir o árbitro Savio Pereira Sampaio dizendo que “estava colado ao corpo”. Pênalti anulado.
Internacional 0 x 2 São Paulo – 10ª rodada
Aos 17 min do 1º tempo – impedimento de Emiliano Rigoni do São Paulo contra o Internacional
Apesar da bela vitória no Beira-Rio, os visitantes tiveram um gol anulado quando o resultado parcial ainda era só de 1 a 0. Rigoni, grande destaque da partida, até balançou a rede mais uma vez, mas estava impedido. Após o gol, o VAR anulou o lance.
São Paulo 1 x 1 Chapecoense – 4ª rodada
Aos 41 do 1º tempo – após revisão do VAR, Rodrigo Nestor, do São Paulo, é expulso, contra a Chapecoense
Quando os comandados de Hernán Crespo ainda venciam a partida, no fim do primeiro tempo, Rodrigo Nestor fez falta em Leo Gomes. Na dividida, o jogador do São Paulo acertou a cabeça do rival com seu pé e levou cartão amarelo. Mas o árbitro foi chamado pelo VAR, reviu o lance e expulsou o volante.
Atlético-GO 2 x 0 São Paulo – 2ª rodada
Voltou atrás! Árbitro marca pênalti em Luciano, mas consulta o VAR e muda decisão, aos 43 do 2º
Enquanto ainda tentava uma reação fora de casa, mesmo já perdendo por dois gols, o São Paulo teve um pênalti a seu favor. Aos 31 do segundo tempo, o árbitro deu falta de Igor Cárius em Luciano dentro da grande área. Após a revisão, entretanto, ele foi convencido de que o desarme foi limpo e anulou.
LEIA TAMBÉM:
- Calleri e Rato são ausências em coletivo do São Paulo no CT; veja escalações
- Convocações de Bobadilla abrem espaço para Marcos Antônio se firmar no São Paulo
- São Paulo mira vaga direta na Libertadores e disputa ponto a ponto com o Internacional
- Feminino Sub-17 enfrenta o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão
- Basquete Tricolor visita a Unifacisa pelo NBB