UOL, em São Paulo
Na última quinta-feira (5), o zagueiro Miranda compartilhou uma longa carta de sua autoria ao site “The Players Tribune”, contando detalhes nunca revelados sobre sua trajetória no futebol. O foco principal do documento, no entanto, é a sua história no São Paulo – para onde retornou em março deste ano.
Miranda define sua relação com o tricolor como o capítulo mais importante de sua trajetória e relata um acontecimento relevante envolvendo Rogério Ceni: segundo Miranda, se não fosse por uma intervenção do ex-goleiro junto à diretoria são-paulina, o zagueiro não teria ficado no clube paulista.
“Aliás, adivinha quem foi fundamental pra eu ficar de vez no São Paulo? Pouca gente sabe disso: Rogério Ceni. Quando estava acabando meu empréstimo, ele deu uma prensa na diretoria: ‘Olha, se o São Paulo não comprar o Miranda, eu compro. Quero ele no time’. Vocês têm noção? O Rogério queria comprar 50% para ajudar o São Paulo!”.
Miranda conta que foi a partir dessa “prensa” que a diretoria decidiu comprá-lo; ele tinha apenas contrato de empréstimo com o São Paulo e pertencia ao Sochaux (FRA). “O Rogério não apoiou minha permanência. Ele exigiu minha permanência”, crava o zagueiro, que tinha apenas 21 anos quando foi adquirido pelo tricolor em 2006, permanecendo no clube até 2011, quando se transferiu para o Atlético de Madri.
Ele relata ainda que não queria sair do São Paulo, tendo feito inclusive uma proposta para ficar. “Foi muito difícil trocar o São Paulo. Só que eu entendi que era um momento de renovação. Mas, seja no Atlético, na Inter ou na China, eu sempre mantive a mesma certeza: ‘Um dia eu vou ter que voltar'”.
E, de fato, após um hiato de 10 anos longe do clube que o impulsionou para o mercado internacional, Miranda retornou ao São Paulo e resumiu: “O São Paulo precisa de mim, e eu preciso do São Paulo”. O zagueiro de 36 anos saiu do Jiangsu Suning (CHI) e ficou dois meses morando no CT do tricolor para atingir a melhor forma para jogar.
Desde sua volta, o São Paulo saiu de uma incômoda fila de 9 anos de títulos para conquistar o Campeonato Paulista de 2021, derrotando o rival Palmeiras na final.
“Não precisa me agradecer. Eu voltei pra isso. E o desafio está só começando. Ainda temos muito que fazer. Às vezes, parece que eu nunca fui embora. O São Paulo é minha casa. Aqui é meu lugar. Dessa vez, voltei para ficar. Acima de tudo, para conquistar mais títulos com essa camisa. A história continua”, finaliza Miranda.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía quer elenco equilibrado e admite que São Paulo busca mais reforços: “Estamos trabalhando”
- Nova contratação, Enzo Díaz chega aos Estados Unidos e faz primeiro treino pelo São Paulo
- São Paulo terá lucro de R$ 3 milhões com ativações na FC Series
- São Paulo projeta queda em folha salarial após 16 saídas de jogadores e até quatro reforços; veja valores
- Lucas diz que São Paulo precisava de um 10 como Oscar e torce por “profecia” de Zubeldía