Desfalque na Libertadores, Luciano ultrapassa 60 dias fora do São Paulo por problema muscular

212

GloboEsporte

José Edgar de Matos 

Artilheiro do Brasileirão de 2020, atacante fez falta em clássicos contra o Palmeiras.

A ausência de Luciano se encontra entre as principais lamentações pela eliminação do São Paulo para o arquirrival Palmeiras na Copa Libertadores. No dia da derrota para o Palmeiras, que culminou na queda da equipe nas quartas de final, o camisa 11 completou 60 dias fora da equipe, ainda em tratamento de uma lesão muscular.

Publicidade

Luciano se machucou no clássico do dia 20 de junho contra o Santos, na Vila Belmiro, e teve diagnosticado um estiramento na coxa esquerda. Embora o São Paulo evite estipular prazos para retorno dos jogadores, o atacante esteve duas vezes próximo de voltar, mas dores tiraram o atacante de partidas decisivas neste período.

Luciano em Atlético-GO x São Paulo — Foto: Heber Gomes/AGIF

Luciano em Atlético-GO x São Paulo — Foto: Heber Gomes/AGIF

Artilheiro do Brasileiro do ano passado pelo São Paulo, com 18 gols, Luciano realizou trabalhos de fisioterapia em casa e tentou reforçar o time no confronto diante do Racing, pelas oitavas da Libertadores. Não deu certo, e a expectativa pela volta se direcionou para os jogos eliminatórios pela Copa do Brasil.

Antes dos duelos contra o Vasco, no fim de julho, Luciano participou de atividade de campo com o grupo de jogadores e se colocava no radar da comissão técnica como opção para reforçar o elenco no torneio. Não deu certo, e o camisa 11 voltou a sentir incômodo no músculo posterior da coxa esquerda.

As novas dores reacenderam o alerta sobre o processo de recuperação. Não há pressa, e Luciano quer retornar ao time quando tiver “100% de certeza e confiança”, como comentou uma pessoa próxima ao goleador são-paulino no Brasileirão do ano passado.

Essa ponderação tirou Luciano dos duelos contra o Palmeiras. Havia a expectativa de o atleta se recuperar para o duelo de terça no Allianz Parque, porém apenas Eder conseguiu trabalhar com o grupo e figurar entre os relacionados – o camisa 23 atuou 15 minutos no jogo.

O São Paulo volta a trabalhar na manhã desta quinta-feira, depois de um dia de folga para todo o elenco. Luciano ainda segue sem uma data para retornar ao time, mas conta com uma folga no calendário para reaparecer em novo momento de decisão.

Eder (dir) voltou na última terça-feira depois de nove jogos — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

Eder (dir) voltou na última terça-feira depois de nove jogos — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

O Tricolor encara Sport, Fortaleza (ida das quartas da Copa do Brasil) e Juventude antes de ter uma pausa de 14 dias, em virtude da Data Fifa para as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo.

O duelo contra o Juventude está marcado para o dia 29, e depois o São Paulo só retorna a campo no dia 12 de setembro contra o Fluminense. A nova decisão contra o Fortaleza, a volta no Castelão, vai ocorrer no próximo dia 15.

Enfim, um respiro de calendário para Luciano e o São Paulo se realinharem, justamente diante da necessidade de uma reação coletiva, depois da dura queda para o Palmeiras.

LEIA TAMBÉM: