GloboEsporte
Fernando Freire
Ainda de olho em convocação para a Copa do Mundo de 2022, jogador de 38 anos tem até sexta para decidir se fica no Brasil ou se atuará em mercados menores no exterior.
Após assinar a rescisão com o São Paulo, Daniel Alves tem movimentado o mercado brasileiro. Entre propostas e sondagens, são vários interessados na contratação do jogador de 38 anos. E o prazo de inscrições do Brasileirão, que acaba na sexta-feira, aumenta a tensão sobre essa novela.
Segundo o staff do lateral, Daniel Alves tem quatro propostas do futebol brasileiro e outras duas do exterior.
Quem vai levar Daniel Alves? Lateral tem agitado o mercado — Foto: Arte/ge
Com passagens por Bahia, Sevilla, Barcelona, Juventus, PSG e São Paulo, Daniel Alves, se ficar no Brasil, só poderá disputar o Brasileirão, uma vez que as inscrições para as outras competições (como Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil) já estão encerradas.
O Flamengo já monitorava a situação de Daniel Alves desde a semana passada. O Fluminense entrou na disputa e apresentou uma proposta na segunda. O Athletico disse estar “trabalhando”, apesar de reconhecer ser muito difícil. Ele também chegou a ser cotado no Palmeiras, mas a diretoria negou qualquer negociação.
Afinal, quem vai levar Daniel Alves?
Flamengo
Daniel Alves quer jogar na lateral direita de olho em uma convocação para a Copa do Mundo de 2022. Apesar de já contar com Isla, Matheuzinho e Rodinei na posição, o Flamengo entende que não pode fazer vista grossa e desperdiçar a chance de ter um atleta deste porte. O Rubro-Negro, porém, só fecharia negócio com um salário bastante inferior em relação ao que o jogador recebia no São Paulo, cerca de R$ 1,5 milhão mensais.
Além da concorrência, Daniel Alves também precisaria superar uma rejeição da torcida. Em enquete promovida pelo ge, 61,68% dos flamenguistas mostraram-se contrários à contratação do jogador.
Fluminense
O Fluminense entrou na briga, mas também esbarra na questão financeira. A diretoria tricolor apresentou uma proposta ao lateral-direito na segunda-feira. Sem cacife para competir com as cifras dos concorrentes mais ricos na disputa pelo lateral-direito de 38 anos, como por exemplo o Flamengo e os clubes do exterior, o Tricolor e aposta suas fichas em um projeto de longo prazo para seduzir o jogador. Enquanto em outros times Daniel Alves dividiria o protagonismo com nomes de peso, nas Laranjeiras ele chegaria para ser o astro. Inclusive na “era pós-Fred”, que tem sua aposentadoria prevista para o meio de 2022. Atualmente, o Flu conta com Samuel Xavier e Calegari para a posição.
Athletico
O jornalista argentino César Luis Merlo divulgou que o Athletico apresentou uma “proposta muito boa” por Daniel Alves. Procurado pelo Blog da Nadja, o presidente Mario Celso Petraglia disse estar “trabalhando”, mas o diretor técnico Paulo Autuori avaliou ser “muito difícil”. O Furacão conta com Marcinho e Khellven para a posição.
Palmeiras
Questionado na semana passada sobre a possibilidade de contratar Daniel Alves, Edu Dracena, o assessor de futebol do Palmeiras, adotou um discurso cauteloso. Afirmou não ter negociação “por enquanto”, mas lembrou que o “futebol é bem dinâmico”.
– Sobre o Daniel, no futebol, conversamos com tudo e todos, mas hoje posso garantir que não existe nada em relação ao Daniel. A gente tem uma harmonia muito grande entre o Anderson (Barros, diretor de futebol), Cícero (Souza, gerente) e diretoria. Todos sabem o que conversamos e não tratamos sobre o Daniel. É um grande jogador, falamos de todos, mas não quer dizer que vamos trazer para o Palmeiras – falou Dracena, em entrevista à TV Gazeta.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Bahia
Daniel Alves falou, em uma entrevista em junho, que demoraria para voltar ao Bahia e que pensava em jogar “um ou dois meses” no clube que o revelou. A declaração não caiu bem com a torcida e estremeceu a relação entre eles. Depois disso, o lateral afirmou que, no Brasil, só atuaria pelo São Paulo. Apesar disso, o atacante Gilberto convidou Daniel Alves para voltar ao Tricolor baiano. A diretoria do Bahia não se pronunciou sobre uma possível volta do jogador.
Exterior
A Europa, por exemplo, já não é um caminho possível, pelo menos até o começo de 2022. As principais ligas do continente europeu fecharam no final de agosto.
Um exemplo: para que pudesse ter assinado com o Sevilla, clube especulado como interessado no jogador, Daniel Alves teria de ter concretizado a rescisão com o São Paulo até o dia 31 de agosto, data do fechamento da janela da Espanha.
Com o mercado europeu encerrado, sobraram apenas destinos periféricos, como México, Catar, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Argentina.
Se quiser voltar para a Europa antes da Copa do Mundo, Daniel Alves terá que esperar até o começo de janeiro. Janelas como a da França e a da Inglaterra abrem em 1º de janeiro de 2022. A Espanha abre no dia 3.
Exterior em 2021? Só em mercados periféricos, como México, Catar e Argentina — Foto: EFE
LEIA TAMBÉM:
- Jamal Lewis deixa o São Paulo após quatro meses: “Desapontado por não poder continuar”
- Ferreira fala sobre experiência no profissional do São Paulo e projeta Copinha
- São Paulo corre contra o tempo para ter Wendell na pré-temporada nos EUA
- São Paulo inicia 2025 como incógnita em meio à reformulação do elenco
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda