São Paulo assina contrato e será quarto clube a lançar fan tokens com Socios.com no Brasil

207

GloboEsporte

Rodrigo Capelo

Criptoativos podem ser comprados por torcedores e dão direito a participar de votações, como para escolher a música do estádio. No caso tricolor, parceria inclui promoção na camisa.

O São Paulo assinou contrato com a Socios.com, empresa especializada em criptoativos, e em breve lançará seus fan tokens personalizados. O anúncio da parceira ocorre nesta quarta-feira.

Publicidade

A companhia tem contratos com três outros clubes de futebol do Brasil: Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. No exterior, estão sob contrato 70 agremiações, entre elas Barcelona, Paris Saint-Germain e Juventus.

Pelo menos no futebol brasileiro, os contratos têm bases semelhantes em termos de valores e duração. A diferença, no caso do São Paulo, é que a parceria inclui a promoção da parceria em uma parte da camisa.

São Paulo anuncia parceria com Socios.com para lançar fan tokens — Foto: Reprodução

São Paulo anuncia parceria com Socios.com para lançar fan tokens — Foto: Reprodução

O Socios.com não costuma revelar prazos dos contratos. A empresa se refere a eles como “longa duração”. Apenas no Flamengo essa informação foi revelada – sendo um contrato até o fim de 2025 –, pois a parceria precisou ser aprovada pelo Conselho Deliberativo.

Em relação a valores, pelo menos no futebol brasileiro, os clubes têm direito a 50% de cada emissão de fan tokens, bem como uma comissão de 0,25% sobre cada transação desses tokens entre torcedores.

Nos casos de Atlético-MG e Corinthians – que lançaram os tokens $GALO e $SCCP, respectivamente –, as estreias geraram US$ 1,7 milhão para cada. Esse foi o resultado de 850 mil tokens vendidos ao preço unitário de dois dólares. Os clubes ficaram com metade disso.

O fan token é um criptoativo, que por sua vez pode ser comprado pelos torcedores com criptomoedas. Os tokens dão o direito de participar em votações determinadas pelos clubes junto com a Socios.com.

Os exemplos mais recorrentes são votações para decidir a música que tocará no estádio, ou para definir o design do ônibus que a delegação viaja. Novas possibilidades serão anunciadas em breve.

LEIA TAMBÉM: