Antes investimento certo, Benitez perde espaço no São Paulo e luta por vaga

68

UOL

Brunno Carvalho

O status de Martín Benítez foi mudando drasticamenteao longo da temporada. Se depois do título do Paulistão o argentino era visto como um grande acerto e sua permanência para a próxima temporada era tratada como certa, agora a situação se transformou em uma incógnita a um mês de terminar o ano. Assim como era com Crespo, o meia não consegue ser titular absoluto com Rogério Ceni e segue lutando para entrar no time.

Desde que o novo treinador chegou, Benítez foi titular contra Ceará e Corinthians, mas perdeu a posição para Rodrigo Nestor diante do Red Bull Bragantino. Mesmo sem o jovem meia diante do Inter, Benítez não foi titular. Ceni preferiu adotar um esquema com três zagueiros, com o meio de campo sendo composto por Liziero, Igor Gomes e Gabriel Sara.

Publicidade

Os números também não ajudam Benítez. Ao longo da temporada, o meia argentino ficou em campo por 90 minutos em apenas três partidas. Contratado para ser a mente pensante do meio de campo são-paulino, Benítez pouco tem conseguido ajudar em um Brasileirão que o São Paulo fez apenas 23 gols. Benítez tem apenas uma participação em gol do time na competição, contando passes para assistências, assistências e gols. Rodrigo Nestor, seu rival direto na briga por uma posição de titular, participou de quatro gols marcados pelo São Paulo.

Com uma situação financeira complicada e sem ver Benítez ser titular absoluto, o São Paulo mudou a postura ao longo do ano. Em maio, o clube já dava como certa a permanência do argentino, emprestado pelo Independiente. Para isso, o time paulista teria que desembolsar US$ 3 milhões (R$ 17 milhões na cotação atual) para tê-lo em definitivo.

Na entrevista mais recente, Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, afirmou que a preferência era pela tentativa de prorrogar o empréstimo do jogador. “O Benítez fez um primeiro semestre, principalmente no Paulistão onde foi eleito o melhor jogador. Depois teve problemas de lesão, perdeu espaço no elenco. Mas é um grande jogador. Vamos analisando mês a mês, já estamos conversando na principal possibilidade que é mais um ano de empréstimo. Temos um problema grande de caixa, não temos recurso para viabilizar (compra)”.

O clube tenta entrar em acordo com o Independiente e o empresário de Benítez. Na época em que Crespo era o técnico, o agente Adrian Castellanos disse que o meia não permaneceria no clube caso o argentino seguisse no comando. Benítez participou de 35 jogos do São Paulo na temporada. Ele foi titular em 19 e reserva nos outros 16. Até o momento, são três gols e cinco assistências.

LEIA TAMBÉM: