Rokenedy? Conheça o goleiro do sub-20 que tem treinado com os profissionais do São Paulo

418

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Goleiro pertencia ao Santa Cruz e chegou ao Tricolor paulista no final de setembro.

Habituado a lapidar garotos nas categorias de base, o São Paulo fez um caminho diferente em setembro ao contratar o goleiro Rokenedy (ou Rock, como ele gosta de ser chamado), que pertencia ao Santa Cruz.

Publicidade

Aos 19 anos, o garoto chegou ao CT de Cotia para fazer parte do elenco sub-20 comandado por Alex. Há duas semanas, porém, ele tem participado de treinos nos profissionais, com a presença do técnico e ex-goleiro Rogério Ceni.

A integração entre as categorias de base e os profissionais do clube têm sido comum nos últimos meses. Os goleiros Lorenzo e Felipe Carneiro também participam deste rodízio. Para Rokenedy, porém, a rapidez com que as coisas aconteceram o surpreendeu.

Rokenedy, goleiro do sub-20 do São Paulo — Foto: Reprodução Instagram

Rokenedy, goleiro do sub-20 do São Paulo — Foto: Reprodução Instagram

Natural de Itabaiana, Sergipe, Rokenedy – nome inspirado em um primo que se chamava Kenedy – começou na base do América-RN e quase foi dispensado aos 15 anos. No entanto, um treinador decidiu colocá-lo no time sub-17, e ele se destacou.

O bom momento naquele instante fez o goleiro subir para o sub-20, ainda com 15 anos, e o fato chamou a atenção do Internacional. Em 2018, Rokenedy se transferiu para o time gaúcho, mas não obteve sucesso, e o Santa Cruz foi o seu próximo destino.

Em duas temporadas em Pernambuco, o garoto virou um dos destaques da equipe, principalmente na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. Em outubro do ano passado, esteve emprestado ao Athletico, que tinha a opção de comprar 60% dos direitos econômicos ao final do empréstimo, mas acabou liberando o goleiro antes.

Rokenedy no Santa Cruz — Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Rokenedy no Santa Cruz — Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Mas assim que retornou ao Santa Cruz, Rokenedy recebeu uma proposta do São Paulo e não teve como recusar. Pelo fato de ter assinado uma renovação até 2024, o time pernambucano quis uma compensação do Tricolor paulista e acertou que ficaria com 40% dos direitos do atleta.

Por ter chegado ao São Paulo no final de setembro, o jogador não pôde ser inscrito no Brasileirão sub-20, competição que o time comandado por Alex está na final. Restou a ele, portanto, o Paulistão da categoria. Rokenedy entrou em campo nas vitórias contra Grêmio Osasco e São Bento.

Podendo atuar no sub-20 ainda em 2022, o goleiro espera evoluir para brigar por uma vaga entre os profissionais nos próximos anos. Por enquanto, a meta é se destacar no time de Alex, que já tem nomes promissores no gol.

LEIA TAMBÉM: