Fortaleza de Vojvoda e Ceni se reencontram ainda sonhando na reta final do Brasileirão

66

GloboEsporte

 Beatriz Carvalho

Técnicos se encontraram no duelo entre Fortaleza x Flamengo, pelo primeiro turno do Brasileirão.

1/2021 12h00  Atualizado há 2 horas

Publicidade
Fortaleza de Vojvoda e Ceni se reencontram ainda sonhando na reta final do Brasileirão

Arte gehttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Fortaleza e São Paulo se enfrentam na Arena Castelão na quarta-feira (10). O Leão ainda não perdeu para o time paulista em 2021. Os times já se encontraram em três oportunidades, com duas vitórias do Leão e um empate. O confronto também marca mais um encontro entre Fortaleza e Ceni, e dessa vez a torcida estará presente.

Rogério Ceni antes de São Paulo x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Rogério Ceni antes de São Paulo x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

O Fortaleza já reencontrou o ex-treinador em duas oportunidades: no segundo turno do Brasileirão 2020, no empate sem gols com o Flamengo (relembre), e na vitória do Rubro-Negro em cima do Leão no primeiro turno do Brasileirão 2021 (relembre).

Veja empate entre Flamengo e Fortaleza em reencontro do Tricolor com Ceni

Melhores momentos: Flamengo 2 x 1 Fortaleza, pela 6ª rodada do Brasileirão

A relação de Ceni com o Leão é de longa data e os dois comemoraram muitas conquistas juntos. O ex-técnico do Fortaleza foi apresentado no time no dia 15 de novembro de 2017 em uma Arena Castelão lotada. O carinho do torcedor foi imediato. Após a primeira passagem conturbada pelo São Paulo, Ceni encontrou no time cearense uma porta aberta e um cenário ideal para construir uma carreira vitoriosa como treinador também.

Ceni somou 153 jogos no comando do Fortaleza, com 81 vitórias, 33 empates e 39 derrotas. Ele é o segundo técnico que mais comandou o time na história, superando nomes como Caiçara (149 jogos), Ferdinando Teixeira (139 jogos) e César Morais (126 jogos), atrás apenas de Moésio Gomes (229 jogos).

Mil Dias de Ceni no Fortaleza: assista à íntegra da entrevista com o técnico

Após um início contestado por conta da perda do título do Campeonato Cearense em 2018, Ceni recebeu apoio da diretoria para manter o estilo moderno e com o Fortaleza conquistou o acesso à Série A e o título de campeão da Série B, além da Copa do Nordeste no ano seguinte. Em 2019 e 2020 ainda conquistou o bicampeonato cearense.

Em novembro de 2020, na reta final do Brasileirão, Ceni deixou o Fortaleza para assumir o Flamengo. No Rubro-Negro somou 45 jogos, com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. E no comando da equipe enfrentou o Leão em duas oportunidades. Em julho, Ceni deixou o Flamengo e assumiu o São Paulo em outubro. Esse é o primeiro reencontro no novo clube.

Fortaleza, Vojvoda — Foto: Kid Jr. / SVM

Fortaleza, Vojvoda — Foto: Kid Jr. / SVM

Vojvoda chegou no Leão como uma aposta e logo se confirmou. Com apenas 14 dias de trabalho, o técnico conquistou o Campeonato Cearense de forma invicta, quebrando um tabu de 53 anos sem um vencedor sem derrotas. O estilo de jogo, a intensidade e os bons resultados se confirmaram na Série A, diante de adversários com maior investimento.

Logo o Fortaleza foi colecionando tabus quebrados com o técnico argentino, se mantendo na parte de cima da tabela e avançando também de forma inédita até as semifinais da Copa do Brasil. O time briga por uma vaga na Libertadores e tem chances de garantir mais esse feito histórico.

Vojvoda x Ceni

Será o segundo encontro entre Ceni e Vojvoda. Apesar de desfalques na equipe, o Fortaleza está numa situação favorável com 48 pontos e na quinta posição da tabela. O time sonha com uma vaga na Libertadores. O São Paulo é o 14º, com 37 pontos.

Ceará, Fortaleza, Vojvoda — Foto: Thiago Gadelha / SVM

Ceará, Fortaleza, Vojvoda — Foto: Thiago Gadelha / SVM

Com Vojvoda no comando, o Fortaleza tem 58,1% de aproveitamento. Em 43 jogos, são 22 vitórias, nove empates e 12 derrotas.

Nesta atual passagem pelo São Paulo, Rogério Ceni tem 46,6% de aproveitamento. Em cinco jogos, são duas vitórias, um empate e duas derrotas.

LEIA TAMBÉM: