GloboEsporte
Treinador expôs insatisfação com falta de jogadores rápidos e tenta mudanças para fugir do Z-4.
Desde sua primeira passagem pelo São Paulo como treinador, Rogério Ceni nunca escondeu a preferência por times rápidos no ataque. Pontas velozes sempre tiveram presentes nas equipes treinadas por ele.
No atual São Paulo, porém, Ceni tem encontrado dificuldades com a carência de jogadores com essa característica. Marquinhos, revelado nas categorias de base, é o único atacante de velocidade, mas ele não vive bom momento.
No empate com o Fortaleza, na última quarta-feira, Rogério Ceni colocou Marquinhos no início do segundo tempo no lugar do lateral-direito Igor Vinicius. A ideia era dar mais profundidade ao time, mas na prática pouca coisa mudou.
Neste domingo, diante do Flamengo, às 16h, no Morumbi, o treinador terá à disposição três dos principais atacantes do elenco: Luciano, Rigoni e Calleri. Com isso, Marquinhos deve ser preterido.
Rogério Ceni comandou treino técnico no São Paulo nesta sexta-feira — Foto: Erico Leonan / saopaulofc
Mesmo assim, Ceni tentará buscar alternativas para o time ter mais velocidade e ser mais eficiente. O São Paulo tem o segundo pior ataque do Brasileirão, com 24 gols marcados em 31 jogos, e tem diminuído o número de finalizações nos últimos jogos.
PVC analisa São Paulo x Flamengo pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
– Neste ano eu não tenho como resolver isso. Repito, para você ter profundidade precisa jogar com jogadores abertos. A única maneira de ser profundo é liberar os alas e ter os velocistas. Eu acho que a montagem do elenco nos últimos anos não culminou com opções de jogos maior – afirmou o treinador após o empate no meio de semana.
– Poderíamos jogar o Benítez por dentro, mas não é de velocidade. Colocamos o Rigoni, mas não é de velocidade também. Para nós acelerarmos o jogo é complicado. Temos que fazer o jogo como encontramos o elenco montado – acrescentou.
Marquinhos em jogo do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Com as ausências de Rodrigo Nestor e Gabriel Sara, suspensos, o Tricolor deve ter alterações importantes no meio de campo. Benítez e Luciano brigam por uma vaga na função. O atacante chegou a atuar como meia na reta final do trabalho de Crespo.
Quem também segue fora é Arboleda, que está com a seleção equatoriana para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. No jogo passado, Bruno Alves o substituiu para manter a linha com três zagueiros.
Um provável São Paulo para o duelo deste domingo tem Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda e Léo; Igor Vinicius (Orejuela), Liziero, Igor Gomes, Martín Benítez (Luciano) e Reinaldo; Rigoni e Calleri .
O Tricolor chega para o duelo contra o terceiro colocado depois de arrancar um empate no fim contra o Fortaleza. O Tricolor soma 38 pontos, apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento.
Luciano lamenta chance perdida em São Paulo x Inter — Foto: Marcos Ribolli
LEIA TAMBÉM:
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo
- Com lesão e “fico” de Zubeldía, Galoppo se aproxima de fim de ciclo no São Paulo
- São Paulo x Atlético-MG: saiba onde assistir ao duelo pelo Brasileirão