GloboEsporte
A quatro partidas do fim, equipe está a dois pontos da degola; neste sábado, enfrenta o Sport.
O jogo contra o Sport, neste sábado, no Morumbi, às 21h30 (de Brasília), marcará uma situação inédita para o São Paulo. Nunca no Brasileiro de pontos corridos (desde 2003) o clube chegou a esta altura do campeonato tão ameaçado pelo rebaixamento.
Após 34 partidas disputadas, o São Paulo é o 14º colocado, com 42 pontos, apenas dois a mais do que o Juventude, 17º, com 40 pontos. A vitória do Bahia sobre o Grêmio, nesta sexta-feira, fez encurtar a distância para os últimos colocados.
Até então, o mais perto que o Tricolor esteve da degola nesse mesmo momento do torneio foi em 2016, quando iniciou a 35ª rodada a sete pontos do Internacional. Naquele ano, o time fez sete pontos nas quatro rodadas finais e terminou nove pontos acima do 17º.
Rogério Ceni tem 44,4% de aproveitamento no São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Nem mesmo em temporadas lembradas pelo temor de que o clube pudesse ser rebaixado no Brasileiro pela primeira vez em sua história a ameaça foi tão grande como agora.
Em 2013, quando passou 10 rodadas na zona de rebaixamento, o São Paulo já estava a 10 pontos de distãncia após 34 partidas. Naquele ano, a diretoria apostou em Muricy Ramalho para salvar o time. Deu certo.
Quatro anos depois, estava a nove pontos do Sport, então 17º colocado. Em 2017, o símbolo da salvação foi Hernanes, que retornou ao time, fez nove gols e ajudou a empurrar o risco da degola para longe do Morumbi.
Desta vez, a diretoria mais uma vez aposta num ídolo histórico para evitar o vexame de jogar a Série B. Rogério Ceni – demitido em 2017 quando o time lutava pra não cair – voltou para ocupar o lugar de Hernán Crespo.
Até agora, porém, Ceni não afastou o perigo e nem melhorou muito o desempenho do time. Em nove jogos, conquistou 44,4% dos pontos. Hernán Crespo deixou o cargo com 40% de aproveitamento.
Depois do jogo contra o Sport – válido pela 36ª rodada do Brasileiro –, que atualmente é o vice-lanterna da competição, o São Paulo terá outros dois confrontos diretos. O primeiro é contra o Grêmio (18º colocado), dia 2 de dezembro, pela 35ª rodada, em Porto Alegre. Depois, recebe o Juventude (16º), no dia 6. Na última rodada, vai a Belo Horizonte enfrentar o América-MG (10º).
LEIA TAMBÉM:
- Sportv e Premiere mostram a participação de quatro clubes brasileiros na FC Series, na Flórida
- River Plate entra na disputa com o Santos para contratar Galoppo, do São Paulo
- Veja os jogadores do São Paulo que terminam seus contratos em 2025 e o que clube pensa sobre eles
- São Paulo ‘fecha a porta’ e descarta negociar Arboleda com o Grêmio
- São Paulo anuncia a contratação da atacante Crivelari, ex-Corinthians e Flamengo