GloboEsporte
José Edgar de Matos
Meio-campista, hoje com 43 anos, foi bicampeã paulista pelo Tricolor na década de 1990
Aos 43 anos, Formiga segue com fome de glórias. A veterana corre contra o tempo para, nesta quarta-feira, a partir das 21h (de Brasília), estar em campo na Neo Química Arena e reforçar o São Paulo na decisão do Campeonato Paulista Feminino, com a possibilidade de repetir uma história vivida nos anos 90.
A final tem transmissão do SporTV, com narração de Milton Leite e comentários de Ana Thaís Matos e Renata Mendonça, a partir das 20h30. O ge mostra tudo em tempo real (clique aqui para seguir).
O São Paulo, campeão da Série A-2 do Brasileiro em 2019, soma dois títulos estaduais de futebol feminino, conquistados em 1997 e 1999. Em ambos, Formiga reforçava o elenco, na época ainda à procura de se estabelecer como referência profissional.
Duas décadas depois, a um empate da conquista, a veterana tem a mesma disposição de antigamente e tenta se comprovar como talismã tricolor no futebol feminino.
Formiga durante treino do São Paulo — Foto: Gabriela Montesano / saopaulofc
Formiga se despediu da seleção brasileira no fim de novembro e retornou com uma lesão muscular no posterior da coxa direita. A camisa 8 ficou fora da primeira partida, na qual o São Paulo venceu o Corinthians por 1 a 0, no Morumbi, e ficou a apenas um empate de levantar a taça.
A veterana tem realizado tratamento em dois períodos desde o retorno ao São Paulo e luta até o último minuto para estar à disposição da comissão técnica.
É praticamente descartada a presença de Formiga durante os 90 minutos da final desta quarta, que deve contar com mais de 40 mil pessoas em Itaquera.
O confronto desta quarta-feira surge como a grande chance são-paulina de chegar ao topo do Paulistão pela primeira vez depois de 22 anos. Desde o título de 1999, o São Paulo alcançou a decisão do estadual em duas oportunidades e acabou com o vice-campeonato.
Em 2015, após empate em casa no primeiro jogo, o time acabou superado pelo São José. Já em 2019, o São Paulo perdeu para o Corinthians diante do torcedor no Morumbi (1 a 0) e ficou com o segundo lugar após nova derrota (3 a 0), em Itaquera.
Agora o cenário é diferente. O São Paulo chega ao estádio corintiano com a vantagem adquirida no Morumbi, com golaço de Micaelly, e sob a expectativa de contar com Formiga para voltar a reinar no futebol paulista depois de mais de 20 anos.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo