O Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou, nesta sexta-feira, 14 das 24 propostas de mudanças no estatuto do clube. A principal delas foi a volta da reeleição para presidente do clube, que atualmente pode concorrer apenas para um mandato de três anos.
As 24 propostas foram votadas de maneira virtual entre quinta e esta sexta-feira. Ao todo, 231 conselheiros participaram da votação, enquanto outros 23 não compareceram. Para uma medida ser aprovada, era necessária a maioria simples dos votos.
A reeleição presidencial foi aceita com 146 votos a favor, 83 contra e duas abstenções. Outra das principais propostas aprovadas foi o aumento do mandato dos conselheiros de três para seis anos, sem limite para reeleição. Foram 132 favoráveis, 83 contra e 16 abstenções.
Já a diminuição do número de conselheiros, de 260 para 200, foi reprovada com 121 votos contrários, 90 a favor e 20 abstenções. A proposta era vista como um dificultador para a oposição à atual gestão, já que mantinha a exigência de 55 assinaturas de conselheiros vitalícios para a criação de uma chapa nas eleições do clube.
Outra proposta de destaque que foi aceita é relativa a ocupação de conselheiros em cargos da diretoria executiva, proibida no atual estatuto. Com a mudança, membros do Conselho Deliberativo podem exercer a posição desde que não sejam remunerados.
O item, que foi aprovado com 139 votos a favor, 89 votos contra e três abstenções, permite que Carlos Belmonte, diretor de futebol e conselheiro do São Paulo, siga na função sem qualquer impasse. Até o momento, ele não aparece na lista de diretores executivos do site oficial do Tricolor.
Agora, as propostas aprovadas vão passar pela Assembleia de Sócios, que deverá ser convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu, em até 30 dias. A votação tem 45 dias para ser realizada. As medidas que forem novamente aceitas irão passar a valer no estatuto do clube.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo