GazetaEsportiva
Vinícius Baldin
Em uma partida que o goleiro Alex Alves, do São Bernardo, foi um dos grandes destaques ao fazer quase 10 defesas difíceis, o São Paulo teve o seu melhor desempenho ofensivo na temporada. Antes dos 4 a 1 aplicados na equipe do ABC, na noite de terça-feira, no estádio do Morumbi, o Tricolor só havia vencido um rival por mais de um gol de diferença na semana passada, quando derrotou o Manaus por 2 a 0, também em São Paulo, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Os números apontam uma melhora expressiva do setor ofensivo do São Paulo, mas o time comandado pelo técnico Rogério Ceni pode fazer mais se quiser conquistar o segundo título consecutivo do Campeonato Paulista. E esse fazer mais é a defesa ter atuações mais consistentes, especialmente contra os grandes rivais. Contra o São Bernardo, erros bobos, de acordo com o treinador, aconteceram e precisam ser corrigidos. A saída de bola, por exemplo, é uma das jogadas a ser melhorada para não acontecer o mesmo ocorrido no lance do gol do time do ABC, iniciado por uma perda da bola por parte do lateral-esquerdo Reinaldo.
Ter uma atuação mais consistente, com ataque e defesa jogando de maneira uniforme, trará mais tranquilidade ao elenco, formado por muitos garotos oriundos das categorias de base. E trará menos críticas e vaias, evitando que atletas como o volante Igor Gomes, uma das crias do CT de Cotia e muito vaiado contra o São Bernardo, passem por esses momentos de pressão por parte da torcida.
“Esse menino é da base do São Paulo. Um garoto clinicamente acima da média, faz o trabalho sujo, que é se matar, para o time se organizar, principalmente defensivamente. Entendo o torcedor ficar bravo, ás vezes ele erra alguma coisa, mas é um investimento”, exemplificou Ceni.
Uma coisa é certa. O São Paulo tem elenco para conquistar o Paulistão mais uma vez. Além do time que começa jogando, que nunca em 2022 foi o mesmo – são 15 jogos e 15 escalações diferentes -, o banco de reservas é recheado de boas opções, tanto defensiva quanto ofensivamente. Isso pode ser visto contra o São Bernardo, depois que sofreu o gol de Matheus Davó. Ceni colocou em campo, de uma vez só, os argentinos Rigoni e Calleri e o garoto Marquinhos e a virada veio em pouco tempo.
LEIA TAMBÉM:
- Rafinha, do São Paulo, tem convites para ser auxiliar e sonha com despedida no Bayern
- Sub-20 é vice-campeão Paulista
- São Paulo é dono do sexto melhor aproveitamento de 2024 entre os times da Série A
- Liziero supera concorrência e ganha espaço com Zubeldía em retorno ao São Paulo
- Michel Araújo treina com bola pelo segundo dia seguido e fica perto de retorno no São Paulo