GazetaEsportiva
Nesta sexta-feira, será realizado o sorteio dos grupos da Sul-Americana, com o São Paulo sendo um dos cabeças de chave. Após conquistar o torneio em 2012, o Tricolor Paulista participou de outras cinco edições da competição.
Em 2013, nas oitavas de final, o São Paulo eliminou a Universidad Católica por um placar agregado de 5 a 4, com atuação histórica de Rogério Ceni no segundo jogo. Nas quartas, passou pelo Atlético Nacional (3 a 2), até cair para a Ponte Preta, que seria vice-campeã, por 4 a 2 somados, na semifinal.
No ano seguinte, o Tricolor passou por Criciúma (4 a 1) na segunda fase, Huachipato (4 a 2) nas oitavas e Emelec (6 a 5) nas quartas. Porém, na semifinal, foi eliminado para o Atlético Nacional nos pênaltis após empate por 1 a 1 no agregado.
O São Paulo voltou a participar da competição apenas em 2017, sob o comando de Rogério Ceni, então em sua primeira passagem como treinador do clube. O time disputou apenas uma fase, já que foi eliminado pelo Defensa y Justicia pelo gol fora de casa no Morumbi.
Em 2018, treinador por Diego Aguirre, o Tricolor superou a primeira fase ao derrotar o Rosario Central (1 a 0). Porém, caiu na etapa seguinte para o Colón nas penalidades.
Por fim, a última participação do São Paulo foi em 2020, quando o time era comandado por Fernando Diniz. Mas, novamente, o Tricolor deixou cedo o torneio, eliminado pelo Lanús na segunda fase, mais uma vez pelo gol fora de casa.
Na edição de 2022, vale lembrar que terá a fase de grupos. Apenas os primeiros colocados se classificam para enfrentar as equipes que ficaram em terceiro na Libertadores.
LEIA TAMBÉM:
- Jogadores do São Paulo se reapresentam e iniciam check-up médico no CT; veja fotos
- Mané Garrincha ou Pacaembu? Entenda a opção do São Paulo quando não tiver o Morumbis
- Basquete Tricolor tem o Fortaleza como próximo adversário no NBB
- Além das 4 linhas – 63% de aproveitamento
- No top 5 dos endividados do futebol, São Paulo mantém pés no chão e o resto gasta alto