GazetaEsportiva
São Paulo e Santos se enfrentam nesta segunda-feira, no Morumbi, às 20h (de Brasília), pela quarta rodada do Brasileirão, com algo em comum: a força de suas categorias de base. Atravessando grave crise financeira, os dois clubes podem, graças aos seus jovens talentos, ter uma chance de competir com clubes considerados mais fortes.
Tanto São Paulo quanto Santos possuem tradição em revelar atletas talentosos. Nos últimos anos diversos nomes saíram da base de ambos os clubes rumo à Europa, como Antony, Militão, David Neres, Kaio Jorge e Rodrygo.
Atualmente, o São Paulo segue contando com diversos nomes revelados em Cotia no time profissional, como Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Marquinhos, entre outros. No Santos, não é diferente. Marcos Leonardo, Ângelo, Lucas Pires e Kaiky são só alguns dos vários jovens pratas da casa.
Coincidentemente, São Paulo e Santos não poderão contar com importantes jogadores revelados na base no clássico desta segunda-feira. Pelo lado do Tricolor, Gabriel Sara será ausência devido a uma lesão de ligamento do tornozelo direito – o meia passou por cirurgia neste domingo. Já pelo lado do Peixe, Ângelo será baixa por causa de uma lesão muscular na região posterior da coxa direita.
De qualquer forma, sobram opções vindas da base para Rogério Ceni e Fabián Bustos escalarem suas respectivas equipes. O clássico desta segunda-feira, inclusive, deve ser marcado justamente pela intensidade desses jovens jogadores que, apesar do pouco tempo no profissional, vêm se provando extremamente importantes para as engrenagens de São Paulo e Santos.
Juventude + experiência
Fôlego não falta para São Paulo e Santos, com tantos garotos em seus times, mas a mescla dessa juventude com jogadores mais experientes também se mostrou fundamental para que os clubes mantivessem um bom nível de competitividade.
Pelo lado do São Paulo, Rafinha, Calleri, Miranda, Arboleda e Eder figuram como uma espécie de guias para esses garotos. O Santos também não fica atrás com Carlos Sánchez, Ricardo Goulart e Maicon.
Com tantas semelhanças, São Paulo e Santos têm tudo para travarem um clássico interessante na noite desta segunda-feira no Morumbi. O Peixe vive momento melhor no Brasileirão, mas o Tricolor tem o mando de campo ao seu favor para, quem sabe, voltar ao caminho das vitórias na competição.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo