GazetaEsportiva
Marcelo Baseggio
As recentes aparições de Lucas Moura no São Paulo empolgou boa parte da torcida, alimentando a esperança de retorno do atacante ao Morumbi no curto prazo. Curtindo férias no Brasil, o jogador revelado em Cotia foi ao estádio acompanhar um jogo do Tricolor, se reuniu com o presidente Julio Casares e, nesta semana, deu palestra aos jovens das categorias de base do clube. Mas, sua situação não é nada simples.
Lucas Moura tem contrato com o Tottenham, da Inglaterra, até junho de 2023. Em algumas semanas, a partir de julho, os clubes brasileiros poderão contratar jogadores vindos de fora do País, mas o São Paulo não tem expectativas de repatriar o atacante nesta janela de transferências.
O futuro de Lucas Moura no Tottenham ainda é nebuloso. Como o clube vem agindo no mercado para reformular seu elenco, ainda não há qualquer previsão sobre o atacante brasileiro, que iniciou a última temporada como titular, mas acabou perdendo espaço na reta final.
Tudo dependerá dos planos do técnico Antonio Conte para a próxima temporada europeia e se Lucas Moura faz parte do projeto do Tottenham no médio prazo. Em caso positivo, o clube inglês pode, inclusive, ativar a cláusula de extensão de contrato do brasileiro até junho de 2024.
Outro obstáculo é o alto salário de Lucas Moura. Mesmo se conseguisse um “sinal verde” do Tottenham pelo empréstimo, o São Paulo teria que contar com a ajuda dos ingleses para arcar com os vencimentos do atleta, que ganha em libra.
Por essas e outras o São Paulo vê o retorno de Lucas Moura mais provável a partir de 2023, quando seu contrato com o Tottenham estará chegando ao fim. Prestes a completar 30 anos, o atacante brasileiro sabe que boas oportunidades no futebol europeu tendem a ficar cada vez mais escassas e, por isso, voltar ao clube onde foi revelado pode ser uma boa opção.
A prioridade do atleta segue sendo permanecer no futebol europeu, em uma grande liga, mas retornar ao São Paulo na condição de ídolo e principal estrela do time, sendo titular absoluto, é algo que atrai Lucas Moura. Caso cumpra seu contrato com o Tottenham até o fim, o atacante chegaria ao Morumbi sem custos, mas podendo receber luvas pela assinatura de um vínculo com o Tricolor.
O São Paulo segue monitorando de perto a situação e aproveitando o período de férias de Lucas Moura no Brasil para criar a sensação de pertencimento no atleta, que desde que desembarcou em terras tupiniquins vem frequentando assiduamente as instalações tricolores. Fato é que seu retorno ao Morumbi é apenas uma questão de tempo.
LEIA TAMBÉM:
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita
- Fora de casa, Basquete Tricolor vence o Brasília pelo NBB
- Rafinha chora em adeus ao São Paulo, faz ‘profecia’ sobre volta ao clube e ironiza: ‘Jogador que não daria mais nada’