GloboEsporte
Argentino é o artilheiro do torneio de pontos corridos e do Tricolor na temporada; decisivo na Sul-Americana, ele não marca pela competição nacional há quatro jogos.
Metade dos gols do São Paulo no Campeonato Brasileiro foram marcados por Jonathan Calleri. Artilheiro da competição, o argentino fez nove dos 18 gols do Tricolor e mostra uma tendência do time comandado por Rogério Ceni.
A forma com que a equipe é montada beneficia o atacante, que tem se destacado no Brasileirão, mesmo com a oscilação que o elenco tem demonstrado nos últimos jogos.
Calleri entrou em todos os 14 jogos da competição até aqui. No próximo domingo, às 16h (de Brasília), diante do Atlético-GO, ele deve estar novamente em campo para aumentar seus números e tentar ajudar o Tricolor a retomar as vitórias.
Calleri trabalha finalizações durante treinamento do São Paulo — Foto: Divulgação
Quando Calleri não marca, os demais jogadores não têm conseguido manter o nível do argentino. O vice-artilheiro do time no Brasileirão, por exemplo, é Luciano, com apenas três gols. Patrick vem logo atrás, com dois. Eder, Rodrigo Nestor, Nikão e Reinaldo marcaram um gol cada.
Jonathan Calleri, inclusive, já não marca um gol no Brasileiro há quatro partidas – mas foi decisivo e fez um na última quinta, contra a Universidad Católica, pela Sul-Americana. Neste período, o São Paulo balançou as redes no Brasileiro em duas ocasiões: ambas com Patrick.
O time mostra dificuldades de fazer gols quando o seu principal finalizador não está nos melhores dias.
E na temporada?
Na temporada toda, porém, a situação é um pouco diferente. Até aqui, o São Paulo marcou 68 gols em 2022, sendo que Calleri é o artilheiro, com 18 gols marcados – o que representa 26,4% do total.
A divisão de gols no ano é muito melhor distribuída entre os atletas. No duelo da última quinta-feira, diante da Universidad Católica, por exemplo, Luciano (duas vezes) e Reinaldo fizeram gols na vitória por 4 a 2. O outro foi marcado por Calleri.
Veja abaixo a lista dos artilheiros do São Paulo na temporada:
- Calleri (18 gols);
- Luciano (7 gols)
- Reinaldo (6 gols)
- Rodrigo Nestor (5 gols);
- Arboleda e Patrick (4 gols);
- Eder e Marquinhos (3 gols);
- Alisson, Igor Vinícius, Pablo Maia e Rigoni (2 gols);
- Caio, Diego Costa, Gabriel Sara, Igor Gomes, Miranda, Nikão, Talles Costa, Toró e Welington (um cada)
- Eduardo Bauermann – Santos (contra).
Calleri já disse publicamente que tem a meta de chegar aos 35 gols ao fim desta temporada. A sua melhor marca foi em 2015, quando marcou 23 gols com a camisa do Boca Juniors. Ele disputou 59 jogos.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo trabalha para ter Wendell na pré-temporada nos EUA, diz Hernan
- Zubeldía projeta com William plano que inclui de De Paul a Flaco
- Ano acabado? São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
- Sub-11 e Sub-12 avançam à semifinal do Paulista
- Empresário de Moreira, lateral do São Paulo, detona Zubeldía: “Parece um palhaço vestido”