GloboEsporte
Atitude foi tomada pela CBF horas depois da equipe alviverde enviar um ofício à entidade para reclamar da atuação da arbitragem em jogo pela Copa do Brasil.
Os árbitros de vídeo Emerson de Almeida Ferreira e Marcus Vinicius Gomes, que trabalharam no jogo entre Palmeiras x São Paulo, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, foram retirados pela CBF da escala da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A dupla estaria no confronto entre Athletico x Internacional, neste sábado, às 16h30, mas após as polêmicas no clássico paulista, a CBF comunicou que eles “estão sob avaliação de seu desempenho técnico”.
Os substitutos no duelo deste sábado serão Daiane Caroline Muniz dos Santos (VAR) e Fabrício Porfírio de Moura (AVAR).
A retirada dos assistentes aconteceu horas depois do Palmeiras enviar à CBF, no fim da tarde de sexta-feira, um ofício para reclamar da atuação do árbitro Leandro Vuaden e da equipe de VAR.
Leandro Vuaden marca pênalti para o São Paulo contra o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
O documento apontou erros que, de acordo com o clube, foram cometidos pela equipe de arbitragem no jogo que determinou a eliminação do Verdão no torneio mata-mata. A diretoria palmeirense solicitou também os áudios da comunicação entre árbitro e a equipe de VAR.
O Palmeiras questiona principalmente a marcação da penalidade a favor do São Paulo, no segundo tempo do Choque-Rei, de Gustavo Gómez em cima de Calleri. O clube aborda três pontos que poderiam ser discutidos sobre a jogada:
- o impedimento de Calleri no momento do lançamento;
- uma possível falta de Calleri em uma disputa com Gómez no início do lance;
- se o contato entre eles dentro da grande área foi para marcação de falta.
A diretoria do Verdão reuniu vídeos e fotos da jogada e questiona os critérios. O possível impedimento, por exemplo, não teve as linhas traçadas pela equipe do VAR durante a transmissão.
Central do Apito: Sandro Meira Ricci analisa os lances polêmicos de Palmeiras x São Paulo
Os palmeirenses também usam a participação do árbitro de vídeo no lance envolvendo Calleri e Gustavo Gómez para questionar a jogada entre Dudu e Diego Costa no primeiro tempo. O atacante do Verdão se chocou com o defensor são-paulino dentro da área, mas não houve recomendação para revisão do lance.
Na avaliação do Verdão, a eliminação na Copa do Brasil representa prejuízos esportivo e financeiro ao clube. Por isso cobra também que a equipe de arbitragem seja responsabilizada, caso os erros sejam admitidos, e solicita orientação para que o VAR seja usado de forma adequada, com análise desde o início da jogada.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores