A hora de Bustos: saiba como foi o reforço do São Paulo na Europa

296

GloboEsporte

José Edgar de Matos 

Atacante argentino deve estrear neste domingo pelo Tricolor.

Reforço esperado para o ataque do São Paulo, Nahuel Bustos deve estrear pelo clube neste domingo, contra o Red Bull Bragantino, às 16h (de Brasília), no Morumbi, em jogo pelo Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Aos 24 anos, o argentino chega ao Tricolor para recuperar o papel de protagonista deixado desde a saída do Talleres. No ano passado, pelo Girona, da Espanha, Bustos conseguiu destaque, mas como uma espécie de reserva de luxo na campanha do acesso à La Liga.

Nos 45 jogos em que atuou na temporada, Bustos foi titular em 19 – 42% das partidas em que esteve à disposição. No São Paulo, o Grupo City, dono dos direitos econômicos, quer aumentar a visibilidade para valorizar o atleta.

O período maior como reserva, entretanto, não impediu Bustos de alcançar números de destaque na campanha do Girona. Foram 11 gols anotados na segunda divisão e a vice-artilharia da equipe.

Nathuel Bustos deve ser relacionado pela primeira vez no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Nathuel Bustos deve ser relacionado pela primeira vez no São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

O papel de reserva marcou a passagem de Bustos pela Espanha. Na primeira temporada pelo Girona, o argentino saiu do banco em 23 das 36 partidas em que atuou.

A função de coadjuvante não combina com o Bustos que nasceu para o futebol de maneira precoce. Com apenas 17 anos, em junho de 2016, o atacante estreou como profissional no Talleres, na época um time de segunda divisão da Argentina.

Bustos se movimentava entre a base e o profissional e chegou a enfrentar o São Paulo de Antony, Gabriel Sara, Diego Costa, Walce, Luan e Igor Gomes na Libertadores Sub-20 de 2018. O Tricolor acabou com o quarto lugar da competição.

No segundo semestre de 2018, Bustos começou a figurar mais no profissional do Talleres. O grande responsável por dar a primeira sequência ao atacante foi Juan Pablo Vojvoda, hoje técnico do Fortaleza.

Nahuel Bustos comemora gol pelo Girona — Foto: Prensa Girona

Nahuel Bustos comemora gol pelo Girona — Foto: Prensa Girona

Bustos engatou uma sequência de dez partidas como titular e rapidamente virou protagonista da equipe. Foram cinco gols neste período e uma negociação por empréstimo na sequência para o Pachuca, do México, onde não repetiu o desempenho.

De volta ao Talleres, a faísca com Vojvoda se tornou uma chama constante e alçou Bustos ao posto de revelação argentina. Na temporada 2019/2020, o jogador anotou dez gols em 22 partidas até março, quando o mundo do futebol parou em virtude da Covid-19.

A trajetória neste período chamou a atenção definitiva do Manchester City, que desembolsou mais de 6 milhões de euros para comprar o argentino. O acordo levava Bustos para o Girona, clube no qual, em duas temporadas, o atacante não conseguiu superar o status de reserva de luxo.

Veja alguns gols de Nahuel Bustos pelo Talleres

Agora, no São Paulo, Bustos e Grupo City querem recuperar o protagonismo deixado pelo atacante antes do início da pandemia.

Um bom recomeço passa pela provável estreia deste domingo, diante de milhares de pessoas, no estádio do Morumbi, em um jogo no qual o Tricolor precisa da vitória para quebrar um jejum de seis jogos sem vencer no Brasileirão.

LEIA TAMBÉM: