GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Jogador de 20 anos já pode assinar pré-contrato com qualquer equipe e sair de graça; diretoria do Tricolor tenta contornar a situação e conseguir prorrogação com o jogador.
O São Paulo vive novamente um problema na tentativa de renovar com um jogador recém-promovido das categorias de base. Depois de não conseguir entrar em acordo com Marquinhos e vendê-lo ao Arsenal, por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões), o clube pode perder Luizão.
A situação, porém, é menos complexa do que no caso Marquinhos, que poderia entrar em litígio contra o Tricolor por ter assinado um contrato de cinco anos em 2019, algo não aceito pela Fifa. O permitido são no máximo três anos.
Luizão renovou seu contrato com o São Paulo no final do ano passado até o dia 31 de janeiro de 2023, o que já possibilita a assinatura de um pré-contrato com qualquer outra equipe e sair de graça ao fim do vínculo.
Por conta disso, alguns clubes europeus já estão de olho no zagueiro de 20 anos. O Fulham, da Inglaterra, por exemplo, já fez uma proposta para levar o jogador nesta janela – o mercado inglês fecha na próxima quinta (dia 1º de outubro).
Luizão, zagueiro do São Paulo, contra o Jorge Wilstermann — Foto: Marcos Ribolli
Desta maneira, a vontade do jogador deve pesar bastante nessa negociação, que devido à proximidade do fim do contrato, tem valores baixos para o padrão europeu.
O fato de ser um clube da primeira divisão da Inglaterra seduz Luizão. O jogador e seus representantes veem como uma oportunidade única para um garoto de 20 anos.
Após se destacar em 2021 pelo sub-20, Luizão teve seu contrato renovado pelo São Paulo no final daquele ano por apenas mais um ano. A grande aposta naquele momento era o zagueiro Beraldo, mas Luizão passou na frente do companheiro nos profissionais e agora o Tricolor se vê prestes a perdê-lo.
As negociações por uma renovação ainda continuam enquanto não há uma definição sobre sua venda.
Desde 2017 no São Paulo, Luizão passou pelas categorias sub-15, sub-17, sub-19 e se consolidou no sub-20 no ano passado. Nos profissionais, ele já entrou em campo em 12 oportunidades (cinco na Sul-Americana, seis no Brasileirão e uma na Copa do Brasil).
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores