GloboEsporte
Tricolor busca vaga na final da Sul-Americana após perder para o Atlético-GO por 3 a 1 em Goiânia.
O São Paulo terá uma missão dura nesta quinta-feira para avançar à final da Copa Sul-Americana. Derrotado em Goiânia, há uma semana, por 3 a 1, precisará vencer o Atlético-GO no Morumbi por ao menos três gols de diferença para passar – ou por dois gols para levar a decisão para os pênaltis.
Como incentivo, o São Paulo já virou confrontos como esse antes – quatro vezes.
Segundo levantamento do pesquisador Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores, são dez os duelos em situações semelhantes à atual, em que o São Paulo foi derrotado no jogo de ida, fora de casa, por pelo menos dois de diferença.
Rogério Ceni poupou jogadores no Brasileiro de olho na Sul-Americana — Foto: Marcos Ribolli
Com tamanha desvantagem, a equipe tricolor alcançou a virada em 40% das vezes.
A primeira foi em 1982, nas oitavas de final do Brasileiro: o São Paulo perdeu como visitante por 3 a 1 para a Anapolina, mas venceu em casa por 4 a 0.
A virada seguinte é memorável. Em 1993, o São Paulo reencontrou o Newell’s Old Boys nas oitavas de final da Libertadores, um ano após vencer os argentinos na final do torneio, conquistado pelos tricolores pela primeira vez.
Na ida, o Newell’s venceu por 2 a 0, mas o São Paulo fez 4 a 0 no jogo seguinte e avançou na campanha do bi da Libertadores.
As duas viradas seguintes foram pela Copa do Brasil.
Em 2002, derrota fora para o Figueirense por 3 a 1 nas oitavas. Na volta, goleada por 6 a 1 do São Paulo. Um ano depois, na primeira fase do torneio, o São Raimundo surpreendeu com vitória por 2 a 0 em Manaus, mas não segurou o Tricolor na volta: 6 a 0 no Morumbi, cinco gols de Luis Fabiano.
Em 2003, Luis Fabiano marca cinco vezes, e São Paulo goleia o São Raimundo
O atacante foi personagem de outro confronto, naquele mesmo ano, mas que terminou com a eliminação do São Paulo.
O Tricolor enfrentou o River Plate na semifinal da Copa Sul-Americana e perdeu por 3 a 1 na Argentina. Na volta, venceu por 2 a 0, mas caiu nos pênaltis. Esse jogo no Morumbi é lembrado por uma briga generalizada entre atletas, tendo Luis Fabiano como protagonista.
As outras eliminações do São Paulo foram para Criciúma (Copa do Brasil de 1990), Boca Juniors (Supercopa da Libertadores de 1994), Athletico (seletiva para a Libertadores, em 2000), Santos (Brasileiro de 2002) e Talleres (Libertadores de 2019).
O técnico Rogério Ceni tem demonstrado confiança na virada sobre o Atlético-GO, empurrado pelo Morumbi com arquibancadas cheias.
Para isso, poupou titulares no jogo contra o Cuiabá, domingo, pelo Brasileiro – Diego Costa, Leo, Rodrigo Nestor e Calleri nem viajaram para o Mato Grosso.
Se avançar, o São Paulo fará a final da Sul-Americana no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina. O rival será Independiente del Valle, do Equador, ou Melgar, do Peru. Na ida, em casa, os equatorianos venceram por 3 a 0.
LEIA TAMBÉM:
- Basquete Tricolor conquista vitória emocionante contra Fortaleza no NBB
- O que Lucas Moura disse aos atletas do sub-20 do São Paulo em visita a Cotia antes da final
- Jogadores do São Paulo concluem exames no CT, e Luiz Gustavo treina no campo sem limitações
- Hernan: Bahia prepara oferta de R$ 42 milhões por Rodrigo Nestor
- Ingressos para São Paulo x Atlético-MG, pelo Brasileirão