GloboEsporte
José Edgar de Matos
Futuro na Série A dependerá da decisão contra o Del Valle, no próximo dia 1º; simule a sequência
O São Paulo começa a semana dividido entre o respiro no Campeonato Brasileiro e a preparação mais longa para a final da Copa Sul-Americana, no dia 1º, contra o Independiente Del Valle, em Córdoba, na Argentina.
O planejamento para o restante do Brasileirão passa diretamente pela final da competição continental. Se o título vier, o clube se preocupará em chegar à conta dos 45 pontos, número considerado mágico para escapar do rebaixamento. Até o planejamento para 2023 terá o início antecipado com o troféu.
Caso o título termine com os equatorianos, o elenco vai acelerar na tentativa de buscar pelo menos uma oitava posição, que deve assegurar vaga na fase de qualificação da Libertadores.
Jogadores do São Paulo comemoram classificação à final da Copa Sul-Americana — Foto: Marcos Ribolli
Entrar diretamente entre os quatro melhores, que garante a vaga na fase de grupos, é algo praticamente descartado dentro do clube, devido à distância atual.
Rogério Ceni mira o G-8 do Brasileirão, especialmente se o título não vier no dia 1º — Foto: Fabiane de Paula / SVM
Com 34 pontos, o São Paulo está a 11 do Flamengo, atualmente o quarto colocado na tabela. Os 11 de diferença são justamente o que o São Paulo calcula para se tranquilizar na temporada.
Contando que Flamengo, Corinthians e Athletico estão entre os seis e aumentariam duas vagas por estarem nas finais de Libertadores e Copa do Brasil, o Tricolor se planeja para brigar pelo G-8. São cinco pontos de diferença para o América-MG.
– Ainda tem jogos para acontecer. Em tese é importante pensarmos no G-8, pois é praticamente impossível a classificação direta. O ano ficou com muitos jogos e não conseguimos dar a atenção que queríamos para o Brasileiro – afirmou Ceni.
– O torcedor estará presente no Avaí. Chegando aos 37 pontos, pegamos confiança para a final, saímos direto da situação incômoda, passamos a brigar com outros times por uma oitava posição. Aí vamos ver o restante no decorrer do campeonato até o dia 13 – acrescentou.
Depois da final da Sul-Americana, o São Paulo terá dez jogos pela frente pra finalizar a temporada. A temperatura destes compromissos vai depender diretamente dos próximos dois duelos: Avaí e Inedpendiente Del Valle.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo trabalha para ter Wendell na pré-temporada nos EUA, diz Hernan
- Zubeldía projeta com William plano que inclui de De Paul a Flaco
- Ano acabado? São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
- Sub-11 e Sub-12 avançam à semifinal do Paulista
- Empresário de Moreira, lateral do São Paulo, detona Zubeldía: “Parece um palhaço vestido”