GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Expulsão do goleiro gera dúvida contra o Toluca: Renan Ribeiro (se diz 100% após apendicite), Léo (um jogo realizado), Lucas Perri (poderia ser inscrito) ou contratação.
(Foto: Reprodução/Instagram)
A classificação épica deixou marcas profundas no São Paulo para as oitavas de final contra o Toluca, do México. Artilheiro do ano, com 12 gols, Calleri recebeu vermelho após o apito final, cartão que o clube tentará reverter na Conmebol. A situação mais alarmante, porém, é no gol. A expulsão de Denis, em má fase e marcado por seguidas falhas, tornou prioridade para o departamento de futebol definir um novo goleiro titular. Desde já a diretoria pensa em soluções.
O sucessor natural seria Renan Ribeiro, caso tenha condições de jogo. O goleiro de 26 anos foi submetido a cirurgia no dia 8 de março e sequer viajou para o empate por 1 a 1 contra o The Strongest por conta de uma apendicite. Em uma rede social, o atleta publicou imagem dizendo estar 100% recuperado. Ele foi liberado pelo departamento médico para os treinos no dia 7 de abril e evolui gradativamente sob a supervisão do preparador Carlos Gallo. Portanto, poderia ser a primeira opção para as oitavas de final, marcadas para os dias 28 de abril, às 21h45, no Morumbi, e dia 4 de maio, às 19h15, no México.
Nesta sexta-feira, Renan esteve no CT da Barra Funda para trabalhar com os jogadores não relacionados para encarar os bolivianos. Ele estreou em abril do ano passado, contra a Portuguesa, escalado por Juan Carlos Osorio. Na ocasião, Denis se recuperava de uma cirurgia no ombro. No total, ele soma 11 jogos no pelo São Paulo.
Na ausência de Renan Ribeiro, Léo tem sido o reserva de Denis. Mas sua experiência no Tricolor se resume a um jogo: amistoso com o Londrina, no dia 22 de maio de 2013. Lucas Perri, jovem de 18 anos que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, seria alternativa, mas teria de ser incluído em uma das três trocas a que o clube tem direito para o mata-mata.
Justamente por ter a opção de trocar jogadores, o São Paulo não descarta contratar um novo goleiro. Nos últimos dias, Paulo Victor, do Flamengo, disse ter recebido uma sondagem, mas a direção não confirmou interesse. Rafael, ex-Santos e atualmente no Napoli, da Itália, é citado nos bastidores apenas como um nome oferecido.
No início do ano, o ex-vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro e agora diretor de relações internacionais havia dito que não contrataria novos atletas para a posição. As mudanças no departamento, com a entrada de Luis Antônio da Cunha (diretor de futebol) e Pintado (auxiliar fixo), aliada a urgência do problema, podem mudar a questão.
O assunto será estudado entre a diretoria e o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, a partir desta sexta-feira. Desde a aposentadoria de Rogério Ceni, no fim do ano passado, Bauza optou por Denis. Agora, a posição volta a virar um ponto de interrogação no Morumbi.
Deveriam contratar Ochoa que tem passagem pela seleção do México e está encostado no Málaga da Espanha. Goleiraço.
Acho que no Brasil todos os bons goleiros estão empregados. Revelamos um goleiro ou vamos de goleiro estrangeiro mesmo. É o jeito.