GloboEsporte
Leonardo Lourenço
Jogador não deve atingir meta que consta em contrato, mas negociação entre clube e atleta está avançada para que ele permaneça.
O lateral-direito Rafinha dificilmente cumprirá a meta estabelecida em seu contrato com o São Paulo para a renovação automática, mas isso não será barreira para a permanência. Na diretoria tricolor, a expectativa é de que o acordo seja estendido para o ano que vem mesmo assim.
Como o ge publicou recentemente, uma cláusula prevê a ampliação do vínculo caso Rafinha participe de 60% dos jogos do São Paulo na temporada, com pelo menos 45 minutos em campo em cada um deles.
Rafinha participa de treino no São Paulo — Foto: São Paulo FC
Para isso, porém, Rafinha teria que atuar em seis dos últimos sete jogos no ano – ele não é titular absoluto, divide a função com Igor Vinícius.
O lateral já jogou 40 partidas com pelo menos 45 minutos na temporada, sendo que a meta, proporcional aos 77 confrontos do São Paulo em 2022, é de 46 jogos.
Nada disso, entretanto, tira o otimismo da diretoria de manter o atleta de 37 anos no elenco do ano que vem.
As negociações são tratadas como “bem adiantadas”, e Rafinha, após o jogo contra o Botafogo, declarou estar feliz no São Paulo.
Mesmo sem ser titular, o lateral é descrito como um líder do elenco, por sua experiência. Nesse ano, tem atuado, às vezes, como zagueiro numa formação com três defensores – o setor tem dado dor de cabeça ao técnico Rogério Ceni por causa das lesões.
No último domingo, contra o Palmeiras, Rafinha foi desfalque, já que estava suspenso.
Ele pode entrar em campo nesta quinta, às 20h, contra o Coritiba. Ceni não terá Arboleda, Beraldo, Diego Costa, Ferraresi e Miranda, todos desfalques, e há a chance de que ele utilize Rafinha na zaga ao lado de Léo e Luizão.
O lateral é um dos nomes da extensa lista do São Paulo de jogadores em fim de contrato. A relação tem Andrés Colorado, Eder, Igor Gomes, Miranda, Marcos Guilherme e Luizão, que devem sair, além de Gabriel Neves, Reinaldo e Walce, com mais chances de permanecer.
LEIA TAMBÉM:
- Wellington Rato cita “contrato até 2026” e rebate rumores sobre saída do São Paulo
- São Paulo deve ceder Galoppo por empréstimo ao Santos; cláusula gera debate entre as diretorias
- Fora de casa, Basquete Tricolor encara o Minas pelo NBB
- Jéssica Soares segue no Tricolor em 2025
- São Paulo encaminha acerto com o meia Oscar