GloboEsporte
Eduardo Rodrigues e Leonardo Lourenço
Volante e lateral devem assinar novos acordos nos próximos dias; demais atletas com contrato até dezembro já foram dispensados.
O São Paulo renovou com Gabriel Neves e deve acertar em breve a extensão do vínculo com o lateral-direito Rafinha. Os dois casos encerram a primeira fase da reformulação do elenco tricolor, focada nos atletas que têm contrato até dezembro.
O jogador uruguaio ficará mais três ano no clube, que investirá cerca de R$ 8 milhões para mantê-lo no Morumbi.
O acordo com Rafinha tende a ser fechado na sequência, até a próxima semana, com uma extensão até o final de 2023.
Gabriel Neves em treino do São Paulo — Foto: São Paulo FC
São os dois atletas que tinham vínculo até dezembro e que receberam aval da comissão técnica para permanecerem no São Paulo.
Outros cinco jogadores em situação semelhante já foram dispensados.
O veterano zagueiro Miranda foi o primeiro a anunciar a saída do clube, na semana passada. Logo após o jogo contra o Goiás, no domingo, o lateral-esquerdo Reinaldo também confirmou que estava deixando a equipe.
Ambos com longas histórias no São Paulo, ganharam vídeos de despedida do clube em que se emocionaram ao deixar o CT da Barra Funda.
Além deles, a diretoria também anunciou que não irá renovar os contratos do volante Andrés Colorado, que estava emprestado pelo Cortuluá, da Colômbia, e dos atacantes Marcos Guilherme e Eder – esse último fez acordo para receber pagamentos atrasados em parcelas pelos próximos dois anos.
Há, também, os casos do zagueiro Luizão e do meia Igor Gomes, que não dependem apenas das intenções dos cartolas tricolores.
O primeiro ainda tem contrato até janeiro de 2023, mas a diretoria já dá como certa sua saída, apesar do desejo de renovar com o atleta. Ele estaria próximo de um acerto com West Ham, da Inglaterra, para se transferir assim que ficar livre.
Igor Gomes tem um vínculo um pouco mais longo, até o fim de março. Mesmo assim, também há pouca esperança de que ele permaneça – o jogador passou a temporada como alvo da torcida, numa relação que se tornou muito desgastada.
André Anderson pode deixar o São Paulo — Foto: Divulgação/São Paulo
É possível que outros jogadores deixem o São Paulo nessa reconstrução do elenco. André Anderson, emprestado até o meio do ano que vem, não jogou bem, e os dirigentes podem tentar um acordo para devolvê-lo à Lazio.
O zagueiro Léo, titular da defesa, deve receber uma nova proposta do Angers, da França. No meio do ano, ele negou a transferência, mas a expectativa é de que ele aceite se mudar caso uma oferta se confirme.
Com o fim do processo de renovações e dispensas, o São Paulo agora deve vasculhar o mercado em busca de reforços para Rogério Ceni.
O volante Liziero e o lateral-direito Orejuela, que estão emprestados a Internacional e Athletico-PR, retornam e devem ser avaliados pelo treinador.
Ceni também sonha ter um ponta rápido e vê necessidade de contratação de zagueiros e meias.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores