Gazeta Esportiva
O São Paulo anunciou seu terceiro reforço para a temporada de 2023. O meia-atacante Wellington Rato, que estava no Atlético-GO, assinou contrato com o Tricolor até 31 de dezembro de 2025.
Natural do Rio de Janeiro, Wellington Rato começou a sua trajetória no Audax Rio. Depois, após passagem pelo Osasco Audax, seguiu para Dom Bosco, Red Bull Brasil e Caldense antes de chegar ao Sampaio Corrêa, onde conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2017, e foi campeão da Copa do Nordeste, em 2018.
Em 2019, Wellington Rato defendeu o Joinville. Na temporada seguinte, atuou pelo Ferroviário-CE e destacou-se na Série C do Brasileiro, com quatro gols em sete jogos.
A passagem pelo futebol cearense despertou o interesse do Atlético-GO, que acertou a contratação do jogador em 2020. Wellington Rato participou das fases finais do Campeonato Goiano e foi campeão estadual logo em sua chegada ao clube.
Em 2021, o meia-atacante ganhou protagonismo na equipe de Goiânia no início do ano: marcou quatro gols e deu três assistências em cinco partidas.Com isso, recebeu a oportunidade de atuar fora do Brasil pela primeira vez e foi emprestado ao V-Varen Nagasaki, do Japão.
No país asiático, Wellington Rato balançou as redes sete vezes e deu duas assistências em 29 duelos pelo time japonês. Após a experiência no Japão, o jogador retornou ao Atlético-GO e viveu a melhor temporada da carreira.
Wellington Rato participou de 70 jogos em 2022, marcou 15 gols e deu sete assistências, além de conquistar novamente o Campeonato Goiano e avançar até a semifinal da Sul-Americana, sendo eliminado pelo justamente pelo São Paulo.